A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente<br>The relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment

Autores

  • Camila Brito Galvão Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5641

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Política pública de educação ambiental, Representação social

Resumo

O presente estudo teve por objetivo conhecer as Representações Sociais que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Fênix - PR compartilham sobre Educação Ambiental, bem como a relação dessas representações com os projetos voltados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que são desenvolvidos nas escolas. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso, e utilizou-se a técnica de evocação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas para conhecer as representações que os professores compartilhavam em relação à Educação Ambiental. Os resultados apontaram que as atividades de Educação Ambiental encontram-se inseridas no cotidiano das escolas, sendo que essas atividades são fortemente influenciadas pelas representações que os professores compartilham sobre a temática ambiental.

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Biografia do Autor

Camila Brito Galvão, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2011) e graduação em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2015) e Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e Licenciado em Ciências pela UEM. Professor do Departamento de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM.

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Publicado

2016-10-14

Como Citar

Galvão, C. B., & Magalhães Júnior, C. A. de O. (2016). A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente&lt;br&gt;The relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children’s conference for the environment. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 124–141. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5641

Edição

Seção

Artigos