Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação

Autores

  • Yasmin Leon Gomes PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
  • Daniele Saheb Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8869

Palavras-chave:

Complexidade, Meio Ambiente e Educação, Subjetividade.

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre autoformação de educadores pautadas no terceiro saber de Edgar Morin, Ensinar a condição humana, parte da obra Os sete saberes necessários para a educação do futuro, juntamente ao diálogo entre educação ambiental e música. Estas reflexões partem do ponto de vista que interpreta a autoformação como parte da condição humana em sua complexidade. Como parte dessa complexidade, consideramos a expressão das subjetividades, no caso desta pesquisa, a música. A educação ambiental contempla o eixo da ecoformação, relacionando-se com a música por meio dos conceitos de paisagem sonora e ecologia acústica. Sendo assim, propomos aqui que, para nossa autoformação enquanto educadores, nos é fundamental volver um olhar mais atento tanto ao campo ecológico/ambiental quanto o artístico/estético, a fim de explorar nossa condição humana em sua inteireza.

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Biografia do Autor

Yasmin Leon Gomes, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

Licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação Científica por dois anos pela Fundação Araucária de Desenvolvimento Tecnológico (PR). Durante um ano foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência, no subprojeto de Ciências Biológicas da PUCPR. Possui experiência com Ensino Fundamental. Interesse em atuar no âmbito interdisciplinar da Educação Ambiental, com ênfase no uso da música como recurso para sua prática.

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Prática de Ensino - Mestrado Profissional - Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Educação, Meio Ambiente e Sociedade - Universidade Federal do Paraná. DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006) e MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental e Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental na Educação Infantil e Anos Iniciais do ensino Fundamental. Atuou durante 17 anos na Educação Básica como docente e gestora pedagógica.

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Publicado

2019-07-20

Como Citar

Gomes, Y. L., & Saheb, D. (2019). Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 26–43. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8869

Edição

Seção

Artigos