Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8869Palavras-chave:
Complexidade, Meio Ambiente e Educação, Subjetividade.Resumo
O texto apresenta reflexões sobre autoformação de educadores pautadas no terceiro saber de Edgar Morin, Ensinar a condição humana, parte da obra Os sete saberes necessários para a educação do futuro, juntamente ao diálogo entre educação ambiental e música. Estas reflexões partem do ponto de vista que interpreta a autoformação como parte da condição humana em sua complexidade. Como parte dessa complexidade, consideramos a expressão das subjetividades, no caso desta pesquisa, a música. A educação ambiental contempla o eixo da ecoformação, relacionando-se com a música por meio dos conceitos de paisagem sonora e ecologia acústica. Sendo assim, propomos aqui que, para nossa autoformação enquanto educadores, nos é fundamental volver um olhar mais atento tanto ao campo ecológico/ambiental quanto o artístico/estético, a fim de explorar nossa condição humana em sua inteireza.Downloads
Referências
ALVES, Adeilton Dias; TOSCANO, Geovânia da Silva. Viver, aprender, mudar: o conhecimento de si como aprendizado mutante. Revista Cronos, Natal, v. 17, n. 1, p. 72-85, 2016.
ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de. A inteireza do ser: uma perspectiva transdisciplinar na autoformação de educadores. 2011. 210f. Doutorado (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS, 2011.
CARDOSO, Renato. O universo lúdico, estético e poético na educação musical: reflexões a partir de Edgar Morin. DEBATES UNIRIO, n. 18, p. 232-247, 2017.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; MHULE, Rita Paradeda. Intenção e atenção nos processos de aprendizagem. Por uma Educação Ambiental “fora da caixa”. Ambiente & Educação – Revista de Educação Ambiental, v. 21, n. 1, 26-40, 2016.
COUTINHO, Rhanica Evelise Toledo; ESCOLA, Joaquim José Jacinto. Autoformação, Profissionalização Docente e as Tecnologias Educativas nos Cursos de Pedagogia na Modalidade à Distância das IES públicas no Brasil. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, n. 1, 111-125, jan/jul. de 2017.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Música e meio ambiente: ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.
GALVANI, Pascal. A Autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e transcultural. In: Educação e transdisciplinaridade II, São Paulo, Triom/UNESCO, 2002.
LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
MALAVASI, Abigail; SANTOS, Gerson Tenório dos; SANTOS, Elaine Marcílio. Paulo Freire e Humberto Maturana: Um diálogo sobre educação. Ângulo, n. 149, p. 40-51, 2017.
MARTON, Silmara Lídia. Escuta sensível, uma escuta perto da natureza, das paisagens sonoras e da música. Fortaleza, CE: UECE, 2010. Disponível em: http://www.uece.br/setesaberes/anais/pdfs/trabalhos/313-14072010-211041.pdf. Acesso em 03 fev. 2019.
MAZZARINO, Jane M.; ROSA, Daiani Clesnei da. Práticas pedagógicas em Educação Ambiental: o necessário caminho da auto-formação. Ambiente & Educação – Revista de Educação Ambiental, v. 18, n. 2, p. 121-144, 2013.
MORAES, Maria Cândida. A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 13-38, 2007.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. Da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
NAMÉ, Rita. O som nosso de cada dia: considerações sobre a música, o ritmo, o silêncio e a educação musical. Musifal, Alagoas, v. 1, p. 14-16, 2017.
REZENDE, Fernanda; TRISTÃO, Martha; VIEIRAS, Rosinei Ronconi. Educação Ambiental e Complexidade: potencializando as relações. Revista COCAR, Belém, v. 11, n. 22, p. 285-302, 2017.
RODRIGUES, José Cláudio Ramos; NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Saber ambiental, complexidade e educação ambiental. Revbea – Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 11, n. 5, 152-165, 2017.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução de Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: Editora UNESP, 2001.