Educação (Ambiental) para a cidadania: ações e representações de estudantes da Educação Básica

Luiz Ricardo Oliveira Santos, Jailton de Jesus Costa, Rosemeri Melo e Souza

Resumo


A Educação (Ambiental) se constitui enquanto processo formativo de sujeitos para a vida em sociedade. O objetivo do presente estudo é discutir as representações sociais acerca do conceito de cidadania presente nos discursos de estudantes da Educação Básica. Para tanto, o alicerce teórico se fundamentou na Teoria das Representações Sociais. Foram aplicados questionários com estudantes que participaram de práticas de ensino na comunidade com o uso de metodologias ativas, cuja análise textual se deu pelo software IRAMUTEQ. Tal observação demonstrou variações no conceito de cidadania, mas que, de modo geral, esteve bastante associado a possuir direitos e deveres, exibindo também relação com termos como pertencimento, respeito e participação. Por fim, através das representações sociais dos/as estudantes sobre cidadania, considera-se que são necessárias demais ações de ensino pautadas em metodologias (particip)ativas.

Palavras-chave


Cidadania; Metodologias ativas; Representações sociais.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9678

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