DIFERENTES OLHARES SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESORES DE CRISTALÂNDIA - TO

Autores

  • Marciléia Oliveira Bispo Universidade Federal de Tocantins, UFT. Palmas/TO
  • Sandra de Fátima Oliveira Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3562

Palavras-chave:

Educação Ambienta, Representações, Professores.

Resumo

Este artigo apresenta um resultado de uma pesquisa realizada com professores do ensino fundamental em escolas de Cristalândia - TO, cujo objetivo foi analisar as representações que os mesmos possuem de educação ambiental e meio ambiente. O estudo tornou possível conhecer e refletir sobre concepções de meio ambiente e educação ambiental. A partir das representações foram elaboradas tipologias de meio ambiente e educação ambiental, além de explicitar as idéias que contribuem para a constituição e manutenção das representações dos professores. Com base nestas representações é possível o desenvolvimento da educação ambiental formal que torne todas as representações possíveis de acréscimos, trabalhando com o similar e o diferente, com o significado que o ambiente tem para cada um, cada uma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciléia Oliveira Bispo, Universidade Federal de Tocantins, UFT. Palmas/TO

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins (1996) e mestrado em Geografia pelo Instituto de Estudos Socio Ambientais (2005). Atualmente é doutoranda em geografia no IESA/UFG.

Mais informações: Currículo Lattes

Sandra de Fátima Oliveira, Universidade Federal de Goiás.

Professora na Universidade Federal de Goiás. Instituo de Estudos Sócio- Ambientais/IESA.

Downloads

Publicado

2013-04-29

Como Citar

Bispo, M. O., & Oliveira, S. de F. (2013). DIFERENTES OLHARES SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESORES DE CRISTALÂNDIA - TO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3562