A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3021Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais, Temas Transversais, Educação Ambiental.Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar o trabalho desenvolvido com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e, vinculados a eles, os temas transversais e o tema meio ambiente. Para isso foram entrevistados 47 professores de 24 municípios da rede pública de ensino do estado de Goiás - Brasil. Verificou-se que os professores têm dificuldades na compreensão do conceito de transversalidade, mesmo assim, todos trabalham os temas transversais em suas disciplinas, inclusive o tema meio ambiente. Essa abordagem vem sendo realizada de maneira reducionista principalmente pela falta de preparação do professor para abranger essa nova dimensão do processo educacional que faz com que os temas transversais sejam relacionados a disciplinas específicas, fugindo às bases da transversalidade e sobrecarrega o professor, pois além de trabalhar os conteúdos disciplinares deve também abordar os temas transversais. Ficou evidenciado que os problemas encontrados no trabalho dos professores com os PCN não estão relacionados à falta de empenho do professor, mas às próprias deficiências da sua formação inicial, à falta de tempo para se envolver nessa nova proposta e à falta de recursos operacionais.Downloads
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Publicado
2012-11-06
Como Citar
Corrêa, S. A., Echeverria, A. R., & Oliveira, S. de F. (2012). A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3021
Edição
Seção
Artigos