EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL NOVAES

Autores

  • Andréia Cristina Santos Freitas
  • José Everaldo Oliveira Santos
  • Edcleide da Silva Pereira

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3907

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Meio Ambiente.

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo estudar a inserção da educação ambiental no ensino de jovens e adultos em uma escola estadual no município de Itapetinga Bahia no ano de 2009. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários (objetivos e subjetivos) para professores e alunos. Os dados obtidos constataram a deficiência do conceito de educação ambiental e meio ambiente por parte de professores e dos alunos. A escola não possui projetos que envolvam os temas educação ambiental e meio ambiente. Somente as disciplinas ciências e geografia trabalham atividades a nível de sala de aula . Conclui-se que sejam revistos a proposta pedagógica, o plano de gestão e o plano de ensino, com base no reconhecimento da especificidade da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, e do tratamento da Educação Ambiental como Tema Transversal, como se preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais.

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Biografia do Autor

Andréia Cristina Santos Freitas

Pedagoga, Esp. em Psicologia Educacional e Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UESB.

José Everaldo Oliveira Santos

Pedagogo; M.Sc. em Educação, Professor da UESB-DEBI (Orientador).

Edcleide da Silva Pereira

Pedagoga; Especialista em Neuropsicologia e Pós – Graduando em Educação Infantil - UESB.

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Publicado

2013-09-24

Como Citar

Freitas, A. C. S., Santos, J. E. O., & Pereira, E. da S. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL NOVAES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3907