Horta Vertical: um Instrumento de Educação Ambiental na Escola
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3529Palavras-chave:
Educação Ambiental. EJA. Horta vertical.Resumo
Esta proposta teve como objetivo principal utilizar a horta vertical como espaço de promoção do contato do estudante com a natureza, estimulando um encontro interdisciplinar ao mesmo tempo em que se promovia a sensibilização ambiental de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho foi realizado na Escola Municipal Professor Mello Cançado, localizada em Belo Horizonte/MG, liderada pela disciplina de Ciências e voltado para os alunos da EJA que apresentaram faixa etária entre 15 e 72 anos. As atividades foram desenvolvidas em sete etapas, entre setembro e novembro de 2012. O processo de educação ambiental foi baseado em discussões, reflexões e exposição sobre a importância do meio ambiente para a sociedade na realidade do seu dia a dia. Os desafios ambientais que caracterizam a vida das pessoas foram estudados utilizando uma Horta vertical. O papel de cada um para ajudar a melhorar as condições ambientais se refletiu na importância das decisões e valores individuais, que foi definida como um aspecto essencial para a promoção de mudanças.Downloads
Referências
CAPRA, Fritjof. Alfabetização Ecológica: O Desafio para a Educação do Século 21. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
Consumers International; MMA; MEC; IDEC. Consumo Sustentável: Manual de educação. pág. 15. Brasília. 2005.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e práticas. São Paulo, Gaia. 1992.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Dicionário em Construção Interdisciplinaridade. Coletânea 2. Editora Cortez. São Paulo. 2002.
FERNANDES, Maria do Carmo de Araujo. A Horta Escolar como Eixo Gerador de Dinâmicas Comunitárias, Educação Ambiental e Alimentação Saudável e Sustentável. Caderno 2- Orientações para Implantação e Implementação da Horta Escolar. Brasília- Brasil. 2007
FERREIRA, Cristina. A interdisciplinaridade da Educação Ambiental nas escolas: agente otimizador de novos processos educativos. Artigonal. 2008. Disponível em:> http://www.artigonal.com/biologia-artigos/a-interdisciplinaridade-daeducacao-ambiental-nas-escolasagente-otimizador-de-novos-processos-educativos-482860.html <. Acesso em 25 de novembro. 2012.
FEDRIZZI, Beatriz. The Brazilian Reality: An Overview of Schoolyards . Department of Landscape Planning. SLU. Alnarp, 1997.
FEDRIZZI, Beatriz. Paisagismo nos pátios escolares. UFRGS. Porto Alegre. 1999.
FEDRIZZI, Beatriz; TOMASINI, Sergio Luiz Valente. A vegetação no pátio escolar: um estudo para as condições das escolas municipais de Porto Alegre-RS. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, São Carlos, 2003.
MENEZES, E.T.; SANTOS, T.H."Transversalidade" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002. Disponível: >http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=70<. Data de acesso: 27 de março de 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. UNESCO – Brasília. 2007.
NALINI, Renato. Justiça: Aliada Eficaz da Natureza. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
NOVAES, Miriam Morata. Hortas urbanas – Um exemplo a ser seguido. 2012.
Disponível:
>http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/hortas-urbanas-um-exemplo-a-ser-seguido/ < .Data de acesso: 27 de abril de 2012.
SATO, Michele. Educação Ambiental. São Carlos: Editora Rima, 2004.
SERRANO, Climene Maria Lopes. Educação ambiental e consumerismo em unidades de ensino fundamental de Viçosa-MG. Dissertação (mestrado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa: UFV, 2003. 91p.
SILVA, Rosana Gonçalves da; CATALÃO, Vera Margarida Lessa. O papel da sensibilidade e das linguagens poéticas nos processos formativos em educação ambiental: uma ciranda multicor. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Brasília–UnB, 2008.
VASCONCELLOS, Hedy Silva Ramos. A pesquisa-ação em projetos de educação ambiental. In PEDRINI, A. G. (org). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, Vozes. 1997.