Horta Vertical: um Instrumento de Educação Ambiental na Escola

Autores

  • Diego Luiz de Holanda Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
  • Rafael Freitas de Abreu Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
  • Mauro Diego Gobira Guimarães de Assis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
  • Ailton Anibal Maia Ferreira Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
  • Bruno Pardinho Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
  • Geraldo Tadeu Rezende Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3529

Palavras-chave:

Educação Ambiental. EJA. Horta vertical.

Resumo

Esta proposta teve como objetivo principal utilizar a horta vertical como espaço de promoção do contato do estudante com a natureza, estimulando um encontro interdisciplinar ao mesmo tempo em que se promovia a sensibilização ambiental de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho foi realizado na Escola Municipal Professor Mello Cançado, localizada em Belo Horizonte/MG, liderada pela disciplina de Ciências e voltado para os alunos da EJA que apresentaram faixa etária entre 15 e 72 anos. As atividades foram desenvolvidas em sete etapas, entre setembro e novembro de 2012. O processo de educação ambiental foi baseado em discussões, reflexões e exposição sobre a importância do meio ambiente para a sociedade na realidade do seu dia a dia. Os desafios ambientais que caracterizam a vida das pessoas foram estudados utilizando uma Horta vertical. O papel de cada um para ajudar a melhorar as condições ambientais se refletiu na importância das decisões e valores individuais, que foi definida como um aspecto essencial para a promoção de mudanças.

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Biografia do Autor

Diego Luiz de Holanda Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Acadêmico do curso de Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Rafael Freitas de Abreu, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Acadêmico do curso de Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Mauro Diego Gobira Guimarães de Assis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Acadêmico do curso de Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Ailton Anibal Maia Ferreira Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Acadêmico do curso de Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Bruno Pardinho Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Acadêmico do curso de Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Geraldo Tadeu Rezende Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Professor do curso de Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas. Pós-Doutor em Engenharia Ambiental pela North Carolina State University. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

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Publicado

2014-08-27

Como Citar

Oliveira, D. L. de H., de Abreu, R. F., de Assis, M. D. G. G., Costa, A. A. M. F., Ribeiro, B. P., & Silveira, G. T. R. (2014). Horta Vertical: um Instrumento de Educação Ambiental na Escola. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 193–206. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3529