Educação ambiental e justiça climática

uma proposta de sequência didática com o gênero textual canção para aulas de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19406

Palavras-chave:

intertextualidade, consciência crítica, conscientização ambiental

Resumo

Diante das crises ambientais atuais, a educação ambiental nas escolas deve ir além do conhecimento teórico, promovendo ações práticas que incentivem o cuidado e o respeito pelo meio ambiente. Nesse contexto, o ensino de Língua Portuguesa pode contribuir ao usar o gênero textual canção como ferramenta para discutir pautas socioambientais. Este estudo propõe uma sequência didática que utiliza músicas para sensibilizar, refletir criticamente e estimular valores relacionados ao meio ambiente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos do Ensino Fundamental II, especificamente na turma de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola em Paulo Afonso, BA. Foram selecionadas três canções — "Xote ecológico" de Luiz Gonzaga, "Passaredo" de Chico Buarque e "Tempo de Ser Feliz" de Jamily — que abordam questões ambientais. A metodologia envolveu observação e grupo focal, buscando coletar dados por meio de análises, testemunhos e descrições pessoais. Os resultados indicam que o gênero canção, aliado à produção de paródias e intertextualidade, é uma estratégia eficaz para facilitar a compreensão dos impactos ambientais e promover a consciência crítica dos estudantes. A proposta visou não só sensibilizar os jovens nordestinos, mas também servir de inspiração para outros professores criarem suas próprias sequências didáticas, incorporando músicas com temáticas ambientais. Assim, o uso de canções no ensino de Língua Portuguesa se mostra uma abordagem prazerosa, interdisciplinar e relevante para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do meio ambiente.

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Biografia do Autor

Fabiano Prates, Instituto Federal de Alagoas- IFA

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado em Ciências Agrárias - área de concentração em Agroecologia - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente professor EBTT do IFAL, lotado no campus Piranhas. Ocupou cargo de Coordenador do Curso Técnico em Agroecologia e Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFAL - Campus Piranhas. Foi professor do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (PPGTEC) do IFAL - campus Marechal Deodoro. Atualmente ocupa a Função de Chefe do Departamento de Ensino do IFAL - Campus Piranhas

Fernando Varjão de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso-BA

Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas (Universidade do Estado da Bahia - UNEB); Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Faculdade da Região Serrana - FARESE). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná - UniFatecie. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (Centro Universitário - UniFaveni). Professor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso - BA, atua na área de Educação de Jovens e Adultos - EJA, e ensino regular como Professor regente de turmas do Ensino Fundamental Séries Finais. Exerceu docência nas disciplinas de Português e Redação para Ensino Fundamental II e Literatura no Ensino Médio na rede privada de ensino (2017 a a 2022). Foi Professor Alfabetizador (2011) e Coordenador de Turmas (2012 a 2013) por meio do Programa TOPA "Todos pela alfabetização".

Referências

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Prates, F., & Varjão de Sousa, F. (2025). Educação ambiental e justiça climática: uma proposta de sequência didática com o gênero textual canção para aulas de língua portuguesa. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 284–300. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19406

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências