Educação ambiental e justiça climática
uma proposta de sequência didática com o gênero textual canção para aulas de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19406Palavras-chave:
intertextualidade, consciência crítica, conscientização ambientalResumo
Diante das crises ambientais atuais, a educação ambiental nas escolas deve ir além do conhecimento teórico, promovendo ações práticas que incentivem o cuidado e o respeito pelo meio ambiente. Nesse contexto, o ensino de Língua Portuguesa pode contribuir ao usar o gênero textual canção como ferramenta para discutir pautas socioambientais. Este estudo propõe uma sequência didática que utiliza músicas para sensibilizar, refletir criticamente e estimular valores relacionados ao meio ambiente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos do Ensino Fundamental II, especificamente na turma de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola em Paulo Afonso, BA. Foram selecionadas três canções — "Xote ecológico" de Luiz Gonzaga, "Passaredo" de Chico Buarque e "Tempo de Ser Feliz" de Jamily — que abordam questões ambientais. A metodologia envolveu observação e grupo focal, buscando coletar dados por meio de análises, testemunhos e descrições pessoais. Os resultados indicam que o gênero canção, aliado à produção de paródias e intertextualidade, é uma estratégia eficaz para facilitar a compreensão dos impactos ambientais e promover a consciência crítica dos estudantes. A proposta visou não só sensibilizar os jovens nordestinos, mas também servir de inspiração para outros professores criarem suas próprias sequências didáticas, incorporando músicas com temáticas ambientais. Assim, o uso de canções no ensino de Língua Portuguesa se mostra uma abordagem prazerosa, interdisciplinar e relevante para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do meio ambiente.
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Referências
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