Educação ambiental e justiça climática

uma proposta de sequência didática com o gênero textual canção para aulas de língua portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19406

Palabras clave:

intertextualidade, consciência crítica, conscientização ambiental

Resumen

Ante las crisis ambientales actuales, la educación ambiental en las escuelas debe ir más allá del conocimiento teórico, promoviendo acciones prácticas que incentiven el cuidado y el respeto por el medio ambiente. En este contexto, la enseñanza de Lengua Portuguesa puede contribuir utilizando el género textual canción como herramienta para discutir temas socioambientales. Este estudio propone una secuencia didáctica que emplea músicas para sensibilizar, reflexionar críticamente y estimular valores relacionados con el medio ambiente. La investigación, de enfoque cualitativo, se llevó a cabo con estudiantes de la Educación Fundamental II, específicamente en la modalidad de Jóvenes y Adultos (EJA) en una escuela de Paulo Afonso, BA. Se seleccionaron tres canciones — "Xote ecológico" de Luiz Gonzaga, "Passaredo" de Chico Buarque y "Tempo de Ser Feliz" de Jamily — que abordan cuestiones ambientales. La metodología incluyó observación y grupos focales, buscando recopilar datos a través de análisis, testimonios y descripciones personales. Los resultados indican que el género canción, combinado con la producción de parodias y la intertextualidad, es una estrategia eficaz para facilitar la comprensión de los impactos ambientales y promover la conciencia crítica de los estudiantes. La propuesta busca no solo sensibilizar a los jóvenes del noreste, sino también servir de inspiración para que otros docentes creen sus propias secuencias didácticas, incorporando músicas con temáticas ambientales. Así, el uso de canciones en la enseñanza de Lengua Portuguesa se presenta como un enfoque placentero, interdisciplinario y relevante para la formación de ciudadanos más conscientes y comprometidos con la preservación del medio ambiente.

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Biografía del autor/a

Fabiano Prates, Instituto Federal de Alagoas- IFA

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado em Ciências Agrárias - área de concentração em Agroecologia - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente professor EBTT do IFAL, lotado no campus Piranhas. Ocupou cargo de Coordenador do Curso Técnico em Agroecologia e Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFAL - Campus Piranhas. Foi professor do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (PPGTEC) do IFAL - campus Marechal Deodoro. Atualmente ocupa a Função de Chefe do Departamento de Ensino do IFAL - Campus Piranhas

Fernando Varjão de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso-BA

Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas (Universidade do Estado da Bahia - UNEB); Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Faculdade da Região Serrana - FARESE). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná - UniFatecie. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (Centro Universitário - UniFaveni). Professor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso - BA, atua na área de Educação de Jovens e Adultos - EJA, e ensino regular como Professor regente de turmas do Ensino Fundamental Séries Finais. Exerceu docência nas disciplinas de Português e Redação para Ensino Fundamental II e Literatura no Ensino Médio na rede privada de ensino (2017 a a 2022). Foi Professor Alfabetizador (2011) e Coordenador de Turmas (2012 a 2013) por meio do Programa TOPA "Todos pela alfabetização".

Citas

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Publicado

2025-08-15

Cómo citar

Prates, F., & Varjão de Sousa, F. (2025). Educação ambiental e justiça climática: uma proposta de sequência didática com o gênero textual canção para aulas de língua portuguesa. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 284–300. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19406

Número

Sección

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências