Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança

Autores

  • Julia Rovena Witt Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Lucia de Fátima Socoowski de Anello Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3291

Palavras-chave:

unidades de conservação, educação ambiental, conscientização, participação

Resumo

Na sociedade moderna capitalista, o paradigma de separação entre ser humano e natureza legitimou relações de dominação e exploração dos bens naturais e também dos seres humanos. Tendo em vista esse contexto e o modo como a gestão de espaços naturais historicamente se estabeleceu no âmbito da conservação da biodiversidade (igualmente fundado na cisão sociedade-natureza), o presente artigo, de caráter ensaístico, discute as vivências de educação ambiental desenvolvidas junto ao “ambiente natural”. Buscando uma interlocução com a teoria crítica, intenta-se trazer para reflexão a questão do modelo de criação de unidades de conservação (UCs), em um contexto de injustiça ambiental e social, traçando-se um paralelo com a questão da conscientização ambiental, em termos freireanos. A partir disso, discute-se premissas teóricas que contribuem para a atuação educativa em UCs, a partir de seus caminhantes e em diálogo e sintonia com a gestão ambiental desses espaços públicos instituídos.

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Biografia do Autor

Julia Rovena Witt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UFRGS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEA/ FURG

Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em serviço social – ESS/UFRJ. Professor dos programas de pós-graduação em educação e em psicossociologia de comunidades e ecologia social – UFRJ. Professor colaborador do programa de pós-graduação em educação ambiental – FURG. Pesquisador CNPq. Coordenador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade – LIEAS/UFRJ

Lucia de Fátima Socoowski de Anello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em educação ambiental – PPGEA/FURG e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro - PPGC/FURG

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Publicado

2013-07-31

Como Citar

Witt, J. R., Loureiro, C. F. B., & Anello, L. de F. S. de. (2013). Vivências em educação ambiental em unidades de conservação: caminhantes na trilha da mudança. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(1), 83–101. https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3291

Edição

Seção

Artigos