A cultura do café sombreado
reflexões sobre a Educação Ambiental no Maciço de Baturité, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.15356Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, consciência ecológica, raízes culturais, ensino e pesquisaResumo
O presente estudo objetivou mensurar o impacto do projeto “Café&Cultura na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” para ampliar a consciência ambiental e ecológica dos alunos da EJA, no Maciço de Baturité, Ceará. O projeto foi realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Donaninha Arruda, em Baturité, e contou com a contribuição de seis docentes e a participação de 100 alunos. As atividades pedagógicas contemplaram a Educação Ambiental (EA) com foco na peculiaridade socioambiental regional. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa, estudo bibliográfico e constatações in loco. Trata-se de uma pesquisa-ação, com observação participante e entrevista semiestruturada, tendo como recorte temporal o ano de 2022. Os dados evidenciaram que não havia ações voltadas para a EA com foco regional, na instituição. Isto posto, o projeto “Café&Cultura na EJA” contribuiu para valorizar o patrimônio histórico-cultural regional, despertar a consciência ecológica e o comportamento ambientalmente responsável nos educandos.
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