Educação ambiental no programa ProJovem Urbano de Gravataí/RS: premissas para uma compreensão da educação de jovens e adultos no contexto escolar

Caroline Terra Oliveira, Daniela Rocha

Resumo


O presente trabalho integra a pesquisa de conclusão de curso da especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, da Universidade Federal do Rio Grande. Este estudo teve como objetivo abordar a forma como é desenvolvido o conteúdo transversal da Educação Ambiental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos do programa ProJovem Urbano, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Aires de Almeida, no município de Gravataí/RS. Construída a partir da metodologia de um Estudo de Caso, a investigação foi realizada através de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, aplicação prática de instrumentos avaliativos e observação in loco quanto ao ambiente escolar. Os resultados foram analisados através do método da análise textual discursiva, onde se verificou que as disciplinas que abordam a temática da Educação Ambiental estão relacionadas às Ciências Humanas e às Ciências da Natureza.

Palavras-chave


Educação ambiental. Educação de jovens e adultos. Meio ambiente. Escola.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3597

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