Educação ambiental no programa ProJovem Urbano de Gravataí/RS: premissas para uma compreensão da educação de jovens e adultos no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3597Palavras-chave:
Educação ambiental. Educação de jovens e adultos. Meio ambiente. Escola.Resumo
O presente trabalho integra a pesquisa de conclusão de curso da especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, da Universidade Federal do Rio Grande. Este estudo teve como objetivo abordar a forma como é desenvolvido o conteúdo transversal da Educação Ambiental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos do programa ProJovem Urbano, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Aires de Almeida, no município de Gravataí/RS. Construída a partir da metodologia de um Estudo de Caso, a investigação foi realizada através de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, aplicação prática de instrumentos avaliativos e observação in loco quanto ao ambiente escolar. Os resultados foram analisados através do método da análise textual discursiva, onde se verificou que as disciplinas que abordam a temática da Educação Ambiental estão relacionadas às Ciências Humanas e às Ciências da Natureza.Downloads
Referências
ACSELRAD, Henri; MELLO, Cecília Campello do Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é Justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
ARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens adultos populares? Revista de Educação de Jovens e Adultos. 2007.
BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira. Educação Ambiental Disciplina Versus Tema Transversal. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.
COSTA, Camila Almeida Pinheiro da; VIVIANI, Daniela. Inserção Curricular da Educação Ambiental e a Formação de Professores. Indaial: Asselvi, 2009.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
GUIMARÃES, Mauro. Sustentabilidade e Educação Ambiental. IN: CUNHA, Sandra; GUERRA, Antônio (orgs.). A questão ambiental: diferentes abordagens. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. P. 81-105.
HUTCHISON, David. Educação Ecológica: ideias sobre a consciência ambiental. Trad.: Dayse Baptista. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000, 176p.
LOUREIRO, C.F.B. Cidadania e Meio Ambiente. Série Construindo os recursos do amanhã. Salvador: Centro de Recursos Ambientais, 2003, volume 1, 168p.
LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
MENDONÇA, Patrícia Ramos & TRAJBER, Rachel. O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental? Coleção educação para todos. Série avaliação nº 6. Edição eletrônica. Ministério da Educação. Governo Federal. Brasília. 2007. 261p.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva: Processo Reconstrutivo de Múltiplas Faces. Ciência e Educação, v.12, n.1, p.117-128, 2006.
MULLER, Jackson. Educação Ambiental: diretrizes para a prática pedagógica escolar. Editora Nova Prova. Porto Alegre, 1998, 154p.
PENTEADO, Heloísa. Meio Ambiente e Formação de Professores. (Coleção questões da nossa época). Vol.38. Cortez, 1994. 120p.