Educação ambiental no programa ProJovem Urbano de Gravataí/RS: premissas para uma compreensão da educação de jovens e adultos no contexto escolar

Autores/as

  • Caroline Terra Oliveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Daniela Rocha Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3597

Palabras clave:

Educação ambiental. Educação de jovens e adultos. Meio ambiente. Escola.

Resumen

O presente trabalho integra a pesquisa de conclusão de curso da especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, da Universidade Federal do Rio Grande. Este estudo teve como objetivo abordar a forma como é desenvolvido o conteúdo transversal da Educação Ambiental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos do programa ProJovem Urbano, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Aires de Almeida, no município de Gravataí/RS. Construída a partir da metodologia de um Estudo de Caso, a investigação foi realizada através de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, aplicação prática de instrumentos avaliativos e observação in loco quanto ao ambiente escolar. Os resultados foram analisados através do método da análise textual discursiva, onde se verificou que as disciplinas que abordam a temática da Educação Ambiental estão relacionadas às Ciências Humanas e às Ciências da Natureza.

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Biografía del autor/a

Caroline Terra Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande, Especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Grupos de pesquisa: Educação Ambiental Não-Formal e Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Estética Onírica

Daniela Rocha, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bióloga e especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio Grande

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Publicado

2014-08-27

Cómo citar

Oliveira, C. T., & Rocha, D. (2014). Educação ambiental no programa ProJovem Urbano de Gravataí/RS: premissas para uma compreensão da educação de jovens e adultos no contexto escolar. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 207–222. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.3597