FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA

Autores

  • Fernanda Alexandre Instituto de Estudos Sócio-Ambientais IESA
  • Sandra de Fátima Oliveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2837

Palavras-chave:

Memória, Fenomenologia, Educação Ambiental.

Resumo

Com este artigo objetiva-se discutir e refletir como podemos a partir da valorização da memória, alicerçada em uma vertente sócio ambiental da pesquisa fenomenológica, pensar o processo de Educação Ambiental (EA). Ressalta-se nossa intenção em refletir e dialogar, buscando contribuir com as pesquisas que perpassam esta abordagem. Ao se trabalhar com as informações contidas na memória, por meio da narrativa dos antigos moradores de uma determinada localidade prioriza-se a historicidade do ambiente local. Esses sujeitos acompanharam a idealização e a concretização do novo arranjo sócio-espacial e atualmente guardam as lembranças de como esse processo aconteceu e quais foram as mudanças (materiais ou simbólicas) ocorridas no âmbito do lugar, além de terem imbuídas na subjetividade simbologias do imaginário social dos lugares. A memória é um importante instrumento de análise ambiental, pois, dentre outas caracteristicas é um nivél da consciência, assim como a imaginação, a lembrança e a representação social, sendo que a memória é capaz de revelar o ambiente local, de dar significados e valores aos lugares e de despertar o sentimento de pertencimento, um dos pilares da EA.

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Biografia do Autor

Fernanda Alexandre, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais IESA

Licenciada em Geografia pela UFMS/CPTL, mestranda do programa de Pós-Graduação em Geografia IESA – Goiânia – Go.

Sandra de Fátima Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Prof.ª Drª. Docente do IESA – Graduação e Pós-Graduação – Goiânia – GO. Email: sanfaoli@ufg.br.

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Publicado

2012-09-23

Como Citar

Alexandre, F., & Oliveira, S. de F. (2012). FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2837