FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA

Fernanda Alexandre, Sandra de Fátima Oliveira

Resumo


Com este artigo objetiva-se discutir e refletir como podemos a partir da valorização da memória, alicerçada em uma vertente sócio ambiental da pesquisa fenomenológica, pensar o processo de Educação Ambiental (EA). Ressalta-se nossa intenção em refletir e dialogar, buscando contribuir com as pesquisas que perpassam esta abordagem. Ao se trabalhar com as informações contidas na memória, por meio da narrativa dos antigos moradores de uma determinada localidade prioriza-se a historicidade do ambiente local. Esses sujeitos acompanharam a idealização e a concretização do novo arranjo sócio-espacial e atualmente guardam as lembranças de como esse processo aconteceu e quais foram as mudanças (materiais ou simbólicas) ocorridas no âmbito do lugar, além de terem imbuídas na subjetividade simbologias do imaginário social dos lugares. A memória é um importante instrumento de análise ambiental, pois, dentre outas caracteristicas é um nivél da consciência, assim como a
imaginação, a lembrança e a representação social, sendo que a memória é capaz de revelar o ambiente local, de dar significados e valores aos lugares e de despertar o sentimento de pertencimento, um dos pilares da EA.

Palavras-chave


Memória; Fenomenologia; Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2837

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.