O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9019

Palavras-chave:

consumo, consumismo, habitus, formação de professores

Resumo

O presente artigo possui dois objetivos centrais: promover, a partir de estudos da teoria de Pierre Bourdieu e das categorias de Fátima Portilho, uma reflexão teórica sobre as relações de dominação e reprodução na sociedade considerando o consumo, o consumismo e a problemática ambiental; e apresentar uma análise da emergência de significados de conceitos ambientais e a visão de futuros professores de ciências sobre a temática do consumismo e assim contribuir com a discussão curricular nesses cursos. Foram aplicados questionários e realizou-se um grupo de discussão. Observou-se violência simbólica no processo de socialização dos estudantes, pois se sentem excluídos quando não seguem os padrões do discurso dominante. Essa pesquisa possibilitou reflexões importantes sobre o consumo numa perspectiva crítica e implicações curriculares para os cursos de formação de professores.

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Biografia do Autor

Lorenna Silva Oliveira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Licenciada em Química, Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Doutora em Ciências Ambientais, professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goias, Câmpus Inhumas

Agustina Rosa Echeverría, Universidade Federal de Goiás

Licenciada, bacharel e mestre em química pela Universidade da Amizade dos Povos – Moscou – Rússia. Professora do Instituto de Química, do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática e do Doutorado em Ciências Ambientais da UFG. Pesquisa na área de Educação em Ciências na perspectiva sócio-histórica, Formação de professores e Educação Ambiental.

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Publicado

2019-07-20

Como Citar

Costa, L. S. O., & Echeverría, A. R. (2019). O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 168–189. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9019

Edição

Seção

Artigos