EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ECOTURISMO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: UM NEXO ONTOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3833Palavras-chave:
Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Ecoturismo e Plano de Manejo.Resumo
Este artigo apresenta, a luz de elucidações teóricas, a importância da Educação Ambiental (EA) nas Unidades de Conservação (UCs), principalmente no que diz respeito às suas apropriações turísticas. Estas têm sido recorrentemente consideradas apenas sob seu aspecto econômico, esquecendo-se de seu caráter de prática social conservacionista. Nosso intuito, portanto, é fundamentar o pensamento de que o Ecoturismo nas UCs tem como pressupostos conceitual, ético e legal, a formação de um sujeito ecológico, possibilitada pela EA. O trabalho se configura como uma Pesquisa Bibliográfica e Documental, elaborada a partir das discussões propostas por pesquisadores e estudiosos das áreas de conhecimento específicas que o fundamentam: UCs, EA e Ecoturismo. Esses apontamentos são oriundos do arcabouço teórico de uma pesquisa empírica, em nível de mestrado, desenvolvida entre os anos de 2004 e 2006, no Programa de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto de Estudos Sócio-ambientais da Universidade Federal de Goiás. Conciliar atividades antrópicas à conservação de UCs constitui-se um dos desafios da atualidade. O Ecoturismo pode ser uma alternativa, quando propõe a aproximação entre o ambiente natural, a população do entorno das UCs, os turistas, os gestores da atividade, o Estado e os benefícios econômicos. Na oportunidade do contato direto e uma vivência com a natureza, permeada pela prática da EA, o ecoturismo pode despertar nos sujeitos uma nova percepção ambiental, voltada ao reencontro, ao respeito e a unicidade com a Natureza, com a base da Vida.Downloads
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