Água, ar e solo
análise de ideias reveladas por alunos do 1.º CEB e contributos para a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14468Palavras-chave:
Água, ar e solo; Ideias prévias; Educação AmbientalResumo
O estudo visa conhecer as ideias de grupo de alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade relativamente à agua, ar e solo, bem como alguns dos problemas ambientais associados, contribuindo para a conceção de projetos de educação ambiental mais adequados. Metodologicamente, o estudo assentou na análise ao conteúdo das respostas dadas pelos alunos a três questões abertas, ao conteúdo das representações pictóricas subordinadas aos mesmos temas e às respetivas explicações orais. As ideias expressas refletem uma reprodução muito próxima dos conteúdos trabalhados em aula, com representações pictóricas associadas a locais/realidade próxima do seu quotidiano. Alguns alunos revelaram ideias associadas a problemas ambientais não trabalhadas nas aulas, permitindo perceber a construção de conhecimento não formal, entretanto efetuado. Alguns alunos recorrem à fantasia, ao retratar as causas dos problemas ambientais que referem.
Downloads
Referências
CARVALHO, Carla Fernanda Salazar. O contributo das ideias prévias dos alunos no desenvolvimento da aprendizagem conceptual em História e Geografia: um estudo com alunos do 3.º ciclo do ensino básico, 2013. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/29058/1/Carla%20Fernanda%20Salazar%20Carvalho.pdf . Acesso em: 12 jan. 2022.
MOREIRA, Stéphanie Devesa. Biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do parque Natural do litoral norte. Uma abordagem pedagógica no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico, 2019. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/63445/1/St%C3%A9phanie%20Devesa%20Moreira.pdf . Acesso em: 12 jan. 2022.
MOURA, Caetano Flores; SCHWANKE, Cibele. O desenho infantil como ferramenta de diagnóstico, percepção ambiental e avaliação de ações de educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, vol.16, n.1. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14985 .
Acesso em: 14 jan. 2022.
PEDROSO, José Vítor. Referencial de Educação Ambiental para a sustentabilidade. Lisboa: Ministério da Educação; Direção Geral da Educação, 2018. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Educacao_Ambiental/documentos/referencial_ambiente.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
ROCHA, Ana Gabriela Silva; GHENO, Simara; GONÇALVES, Fernanda Carneiro Leão; DAL-FARRA, Rossano André. Educação infantil. Articulando a produção de desenhos com a educação ambiental em uma escola comunitária do sul do Brasil. Revista Iberoamericana de Educación (2016), vol. 72, pp. 183-206] 2016- CAEU / OEI. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie72a09.pdf . Acesso em: 20 jan. 2022.
SCHMIDT, Luísa; NAVE, Joaquim Gil; GUERRA, João. Educação Ambiental- Balanço e perspectivas para uma agenda mais sustentável. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.