Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11567

Palavras-chave:

mapa mental, educação ambiental, ensino de Ciências

Resumo

Objetivou-se com esse estudo analisar a percepção dos alunos sobre a água, através do mapa mental, a fim de sensibilizá-los quanto ao uso sustentável desse recurso e à importância da conservação desse bem. A pesquisa foi desenvolvida em Sergipe, com 53 alunos dos 6os anos e em três fases: exposição dos conteúdos sobre água; elaboração de uma frase e construção do mapa mental; análise e interpretação dos dados. Os alunos abordaram quatro principais temas: poluição, importância e uso consciente, ciclo hidrológico e recurso doméstico. As categorias mais representativas foram: natural sem a presença humana; outras; natural poluído sem a presença humana; e natural e antrópico. A água foi o principal elemento ilustrado, seguido pelo solo, sol, nuvem e peixe. Assim, essa pesquisa revela que a utilização dos mapas mentais colabora para a compreensão da relação dos estudantes com o meio ambiente, permitindo a formação de cidadãos críticos e participativos.

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Biografia do Autor

Ana Cecília da Cruz Silva, Universidade Federal de Sergipe/ Aluna de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, mestre em Ecologia e Conservação e bióloga pela Universidade Federal de Sergipe. É professora de Ciências e de Biologia pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe. Tem experiência em ecologia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: etnobotânica, florística, fitossociologia e conservação.

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Universidade Federal de Sergipe/Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia

outora em Educação (PPGED-UFS), mestre em Educação (PPGEduc-UFRRJ-2012), graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) (UFS- 2009). Desempenha pesquisas junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe, ao Projeto Sala Verde na UFS, ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade e ao Grupo de Estudos em Educação Científica, atuando nas áreas de Educação Ambiental, Formação de Professores, Metodologias Participativas, Metodologias para o Ensino de Ciências e Biologia. É professora do ensino superior efetiva do Departamento de Biologia da UFS e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação

Wedna de Jesus Machado, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2003); especialização em Educação Ambiental pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SE (2009); mestrado em Ecologia e Conservação pela UFS (2011) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2018). É professora de Ciências Naturais e Biologia das redes estadual e municipal do magistério público do Estado de Sergipe, e orienta projetos de iniciação científica júnior (Pibic Jr). Tem experiência nas áreas de Ecologia, Botânica e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenologia Vegetal, Florística, Fitossociologia e Educação Ambiental.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Silva, A. C. da C., Nepomuceno, A. L. de O., & Machado, W. de J. (2020). Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 264–281. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11567