Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11567Keywords:
mapa mental, educação ambiental, ensino de CiênciasAbstract
Objetivou-se com esse estudo analisar a percepção dos alunos sobre a água, através do mapa mental, a fim de sensibilizá-los quanto ao uso sustentável desse recurso e à importância da conservação desse bem. A pesquisa foi desenvolvida em Sergipe, com 53 alunos dos 6os anos e em três fases: exposição dos conteúdos sobre água; elaboração de uma frase e construção do mapa mental; análise e interpretação dos dados. Os alunos abordaram quatro principais temas: poluição, importância e uso consciente, ciclo hidrológico e recurso doméstico. As categorias mais representativas foram: natural sem a presença humana; outras; natural poluído sem a presença humana; e natural e antrópico. A água foi o principal elemento ilustrado, seguido pelo solo, sol, nuvem e peixe. Assim, essa pesquisa revela que a utilização dos mapas mentais colabora para a compreensão da relação dos estudantes com o meio ambiente, permitindo a formação de cidadãos críticos e participativos.Downloads
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