Água, ar e solo

análise de ideias reveladas por alunos do 1.º CEB e contributos para a educação ambiental

Autores

  • Mário Acácio Borges de Melo Correia de Oliveira LEIEA, CI&DEI, ESECS, Politécnico de Leiria, Portugal
  • Cátia Rodrigues Sousa Agrupamento de Escolas Gualdim Pais-EB1 de Travasso, Pombal, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4728-6232

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14468

Palavras-chave:

Água, ar e solo; Ideias prévias; Educação Ambiental

Resumo

O estudo visa conhecer as ideias de grupo de alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade relativamente à agua, ar e solo, bem como alguns dos problemas ambientais associados, contribuindo para a conceção de projetos de educação ambiental mais adequados. Metodologicamente, o estudo assentou na análise ao conteúdo das respostas dadas pelos alunos a três questões abertas, ao conteúdo das representações pictóricas subordinadas aos mesmos temas e às respetivas explicações orais. As ideias expressas refletem uma reprodução muito próxima dos conteúdos trabalhados em aula, com representações pictóricas associadas a locais/realidade próxima do seu quotidiano. Alguns alunos revelaram ideias associadas a problemas ambientais não trabalhadas nas aulas, permitindo perceber a construção de conhecimento não formal, entretanto efetuado. Alguns alunos recorrem à fantasia, ao retratar as causas dos problemas ambientais que referem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Acácio Borges de Melo Correia de Oliveira, LEIEA, CI&DEI, ESECS, Politécnico de Leiria, Portugal

Doutorando em Educação Ambiental, mestre em Mineralurgia e Planeamento Mineiro, licenciado em Geologia e especialista em Proteção do Ambiente – Educação Ambiental. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Investigador colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), centrando a sua investigação sobre “História do Ambiente, Cidadania e Educação Ambiental”. Membro fundador do Laboratório de Estudos e Intervenção em Educação Ambiental (LEIEA). Autor e coautor de artigos científicos, livros e documentação de natureza pedagógico-ambiental. Coordenador de projetos de educação ambiental.

Cátia Rodrigues Sousa, Agrupamento de Escolas Gualdim Pais-EB1 de Travasso, Pombal, Portugal

Licenciatura em professores do ensino básico 1.º ciclo. Pós-graduação em língua gestual. Pós-Graduação em Animação de Bibliotecas Escolares Mestrado em educação matemática no pré-escolar e primeiro ciclo.

Referências

CARVALHO, Carla Fernanda Salazar. O contributo das ideias prévias dos alunos no desenvolvimento da aprendizagem conceptual em História e Geografia: um estudo com alunos do 3.º ciclo do ensino básico, 2013. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/29058/1/Carla%20Fernanda%20Salazar%20Carvalho.pdf . Acesso em: 12 jan. 2022.

MOREIRA, Stéphanie Devesa. Biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do parque Natural do litoral norte. Uma abordagem pedagógica no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico, 2019. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/63445/1/St%C3%A9phanie%20Devesa%20Moreira.pdf . Acesso em: 12 jan. 2022.

MOURA, Caetano Flores; SCHWANKE, Cibele. O desenho infantil como ferramenta de diagnóstico, percepção ambiental e avaliação de ações de educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, vol.16, n.1. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14985 .

Acesso em: 14 jan. 2022.

PEDROSO, José Vítor. Referencial de Educação Ambiental para a sustentabilidade. Lisboa: Ministério da Educação; Direção Geral da Educação, 2018. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Educacao_Ambiental/documentos/referencial_ambiente.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

ROCHA, Ana Gabriela Silva; GHENO, Simara; GONÇALVES, Fernanda Carneiro Leão; DAL-FARRA, Rossano André. Educação infantil. Articulando a produção de desenhos com a educação ambiental em uma escola comunitária do sul do Brasil. Revista Iberoamericana de Educación (2016), vol. 72, pp. 183-206] 2016- CAEU / OEI. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie72a09.pdf . Acesso em: 20 jan. 2022.

SCHMIDT, Luísa; NAVE, Joaquim Gil; GUERRA, João. Educação Ambiental- Balanço e perspectivas para uma agenda mais sustentável. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Oliveira, M. A. B. de M. C. de ., & Sousa, C. R. (2023). Água, ar e solo: análise de ideias reveladas por alunos do 1.º CEB e contributos para a educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 239–256. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14468