Water, air and soil – Analysis of ideas revealed by 1st CEB students and contributions to environmental education.

análise de ideias reveladas por alunos do 1.º CEB e contributos para a educação ambiental

Authors

  • Mário Acácio Borges de Melo Correia de Oliveira LEIEA, CI&DEI, ESECS, Polytechnic of Leiria, Portugal
  • Cátia Rodrigues Sousa Agrupamento de Escolas Gualdim Pais-EB1 de Travasso, Pombal, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4728-6232

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14468

Keywords:

Water, air and soil; , Prio ideas, Environmental Education

Abstract

The study aims to know the ideas of a group of students in the 3rd and 4th years of schooling regarding water, air and soil, as well as some of the associated environmental problems, contributing to the design of more appropriate environmental education projects.
Methodologically, the study was based on the analysis of the content of the answers given by the students to three open questions, the content of the pictorial representations subordinated to the same themes and the respective oral explanations. The ideas expressed reflect a very close reproduction of the contents worked in class, with pictorial representations associated with places/reality close to their daily lives. Some students revealed ideas associated with environmental problems that were not addressed in class, allowing them to perceive the construction of non-formal knowledge, which had been carried out in the meantime. Some students resort to fantasy when portraying the causes of the environmental problems they refer to.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mário Acácio Borges de Melo Correia de Oliveira, LEIEA, CI&DEI, ESECS, Polytechnic of Leiria, Portugal

Doutorando em Educação Ambiental, mestre em Mineralurgia e Planeamento Mineiro, licenciado em Geologia e especialista em Proteção do Ambiente – Educação Ambiental. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Investigador colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), centrando a sua investigação sobre “História do Ambiente, Cidadania e Educação Ambiental”. Membro fundador do Laboratório de Estudos e Intervenção em Educação Ambiental (LEIEA). Autor e coautor de artigos científicos, livros e documentação de natureza pedagógico-ambiental. Coordenador de projetos de educação ambiental.

Cátia Rodrigues Sousa, Agrupamento de Escolas Gualdim Pais-EB1 de Travasso, Pombal, Portugal

Licenciatura em professores do ensino básico 1.º ciclo. Pós-graduação em língua gestual. Pós-Graduação em Animação de Bibliotecas Escolares Mestrado em educação matemática no pré-escolar e primeiro ciclo.

References

CARVALHO, Carla Fernanda Salazar. O contributo das ideias prévias dos alunos no desenvolvimento da aprendizagem conceptual em História e Geografia: um estudo com alunos do 3.º ciclo do ensino básico, 2013. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/29058/1/Carla%20Fernanda%20Salazar%20Carvalho.pdf . Acesso em: 12 jan. 2022.

MOREIRA, Stéphanie Devesa. Biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do parque Natural do litoral norte. Uma abordagem pedagógica no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico, 2019. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/63445/1/St%C3%A9phanie%20Devesa%20Moreira.pdf . Acesso em: 12 jan. 2022.

MOURA, Caetano Flores; SCHWANKE, Cibele. O desenho infantil como ferramenta de diagnóstico, percepção ambiental e avaliação de ações de educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, vol.16, n.1. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14985 .

Acesso em: 14 jan. 2022.

PEDROSO, José Vítor. Referencial de Educação Ambiental para a sustentabilidade. Lisboa: Ministério da Educação; Direção Geral da Educação, 2018. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Educacao_Ambiental/documentos/referencial_ambiente.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

ROCHA, Ana Gabriela Silva; GHENO, Simara; GONÇALVES, Fernanda Carneiro Leão; DAL-FARRA, Rossano André. Educação infantil. Articulando a produção de desenhos com a educação ambiental em uma escola comunitária do sul do Brasil. Revista Iberoamericana de Educación (2016), vol. 72, pp. 183-206] 2016- CAEU / OEI. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie72a09.pdf . Acesso em: 20 jan. 2022.

SCHMIDT, Luísa; NAVE, Joaquim Gil; GUERRA, João. Educação Ambiental- Balanço e perspectivas para uma agenda mais sustentável. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010.

Published

2023-04-14

How to Cite

Oliveira, M. A. B. de M. C. de ., & Sousa, C. R. (2023). Water, air and soil – Analysis of ideas revealed by 1st CEB students and contributions to environmental education.: análise de ideias reveladas por alunos do 1.º CEB e contributos para a educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 239–256. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14468