Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PR<br>Use of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PR<br>Uso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR

Autores

  • Thais Aparecida Mendes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Nilvânia Aparecida de Mello Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • José Ricardo da Rocha Campos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8713

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Solos, Colorteca

Resumo

A Educação em Solos, uma vertente da Educação Ambiental, pode auxiliar no entendimento do funcionamento do ecossistema, bem como no desenvolvimento de uma sensibilidade quanto a relevância do recurso Solo neste contexto, buscando a sua conservação. Esta pesquisa foi desenvolvida em três escolas da rede pública de ensino do município de Pato Branco – PR, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, através da realização de uma aula expositiva e aplicação de questionários. A grande maioria dos alunos possuem poucos conhecimentos prévios sobre o solo, apresentando dificuldade na compreensão de conceitos básicos sobre o assunto. O uso de ferramentas interativas de ensino podem auxiliar no entendimento e interação dos educandos entre si. Soil Education, an aspect of Environmental Education, can help to understand the functioning of the ecosystem, as well as in the development of a sensibility regarding the relevance of the Soil resource, seeking its conservation. This research was performed at three schools from the public system in Pato Branco - PR, with students of the fourth year of Elementary School, through an expository class and questionnaires. Most of the students have little prior knowledge about the soil, presenting difficulties to comprehend basic concepts related to it. The use of interactive teaching tools can help them to have a better understanding about it and to interact with each other. La Educación en Suelos, una vertiente de la Educación Ambiental, puede auxiliar en el entendimiento del funcionamiento del ecosistema, así como en el desarrollo de una sensibilidad en cuanto a la relevancia del recurso Solo, buscando su conservación. Esta investigación fue desarrollada en tres escuelas de la red pública del município de Pato Branco - PR, con alumnos del cuarto año de la Enseñanza Fundamental, a través de la realización de una clase expositiva y de la aplicación de cuestionarios. La mayoría de los alumnos poseen pocos conocimientos previos sobre el suelo, presentando dificultad en la comprensión de conceptos básicos sobre el tema. El uso de herramientas interactivas de enseñanza puede auxiliar en el entendimiento e interacción de los educandos entre sí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Aparecida Mendes, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Atualmente mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Pato Branco. Graduada em Agronomia pela mesma. Experiência na área de Solos, mais especificamente em Educação em Solos.

Nilvânia Aparecida de Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, qualidade ambiental, enfoque sistêmico, qualidade da água e do ambiente, educação ambiental.

José Ricardo da Rocha Campos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atua nas seguintes áreas: Gênese, Morfologia e Classificação do Solo com ênfase na relação Solo/Paisagem; na relação entre a morfoestratigrafia e a formação do solos e Geofísica Rasa com o uso do Radar de Penetração do Solo (GPR).

Referências

BARBOSA, Maria de Fátima Nobrega.; BARBOSA, Erivaldo Moreira. Educação agroambiental: princípios, aplicações e recomendações. Revista de Biologia e Ciências

da Terra, v.5, n.1, 2004.

BECK, Fábio de Lima; Conquistas e avanços no ensino da ciência do solo. Gramado: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, ago 2007.

BIONDI, Daniela. Arborização urbana aplicada à educação ambiental nas escolas. Curitiba, 2008. 120p.

BIONDI, Daniela.; FALKOWSKi, Vanessa. Avaliação de uma atividade de educação ambiental com o tema “Solo”. Rev. Eletrônica Mestr. Educação Ambiental, v. 22, Jan/Julho, 2009.

CARVALHO Aline Roberta de; LIMA, Valquimi Costa; LIMA, Marcelo Ricardo de; MELO, Vander de Freitas; MOTTA, Antonio Carlos Vargas; DIONÍSIO, Jair Alves; FAVARETTO, Nerilde; SIRTOLI, Angelo Evaristo; BICCA NETO, Humberto; RODRIGUES, R. . Promoção do ensino de solos através de cursos, eventos e publicações de extensão para professores do nível fundamental e médio. Expressa Extensão, v. 8, p. n. 1-2, 2003.

CATANOZI, Gerson. Uma proposta de material didático sobre solos para o ensino médio e técnico. Dissertação (mestrado em tecnologia). Programa de Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2004.

COSTA, Andrea D. O ensino de solos no nível fundamental: o caso da Escola Estadual Desembargador Mário Gonçalves de Matos. Instituto de Geociências: Belo Horizonte, 2000.

DINIZ, Adriana Araújo; BATISTA, Rui Bezerra; SANTOS, Roseilton Fernandes. Popularização da Taxonomia do Solo: vocabulário mínimo e aspectos socioeconômicos no contexto do ensino fundamental, em São Miguel, Esperança – PB. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 20:309-316, 2005.

FALCONI, Simone. Produção de material didático para o ensino de solos. Dissertação (mestrado em Geografia). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

FRASSON, Vanise R.; WERLANG, Mauro K. Ensino de solos na perspectiva da educação ambiental: contribuições da ciência geográfica. Geografia Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 1, p. 94-99. Santa Maria, 2010.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental da educação. 7.ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

GOMES, Marco Antonio Ferreira.; FILIZOLA, Heloisa Ferreira.; SOUZA, Manoel Dornelas. Nosso amigo solo. Embrapa Meio Ambiente: Jaguariúna, 2003. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1076104/1/Nossoamigosolo.pdf> . Acessado em: 11 de outubro de 2018.

LIMA, Samuel do Carmo de. Aprendendo Pedologia com a arte. VII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 1999.

LIMA, Marcelo R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência e Educação, v. 11, n. 3, p. 383-394, 2005.

LIMA, Marcelo R.; LIMA, Valquimi, C.; MELO, Vander, F.; MOTA, Antonio, C. Popularização do conhecimento pedológico: a experiência do projeto de extensão universitária projeto Solo na Escola/UFPR. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008.

MARIANO, Zilda Fátima; SCOPEL, Iraci; PEIXINHO, Dimas Moraes; SOUZA, Marcos Barros. A relação homem-natureza e os discursos ambientais. Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume 22 (2011), p. 158-170.

MEDEIROS, Aurélia Barbosa; MENDONÇA, Maria José da Silva Lemes; SOUZA, Gláucia Lourenço de; OLIVEIRA, Itamar Pereira de. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.

MELLO, Nilvânia Aparecida de; BERNARDON, Ângela; HASSE, Bruna. Ensino de Solos 5º ano do Ensino Fundamental: Uma proposta de abordagem a partir do conceito de Tema Gerador. Revista Homem, Espaço e Tempo, Set. 2012. Disponível em: < file:///C:/Users/Usuario/Downloads/128-252-1-SM%20(1).pdf>. Acessado em: 11 de out. 2018.

MUGGLER, Cristine, C.; PINTO SOBRINHO, Fábio A.; CIRINO, Fernanda C.; SANTOS, Jaime A.; COSTA, Cristiani A. Capacitação de Professores do Ensino Fundamental e Médio em Conteúdos e Métodos em Solos e Meio Ambiente. Anais do 2° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, Set. 2004. Disponível em: < https://www.ufmg.br/congrext/Meio/Meio51.pdf>. Acessado em: 11 de out. de 2018.

MUGGLER, Cristine, C.; PINTO SOBRINHO, Fábio A.; MACHADO, Vinícius, A. Educação em solos: princípios, teorias e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 30: 733-740, 2006.

OLIVEIRA, Alexandre Nicolette Sodré; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira; PAES, Lucilene da Silva. Percepção ambiental sobre sustentabilidade do solo. EDUCERE - Revista da Edu¬cação, Umuarama, v. 17, n. 1, p. 93-120, jan./jun. 2017.

SAMPAIO, Elsa. O solo e as suas funções. Departamento de Geociências – Universidade de Évora, 2011.

SANDALOWSKI, Cleusa Fátima. O ensino de solos como prática de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Isidoro – GAURAMA/RS. Curso de Especialização em Educação Ambiental – Monografias Ambientais, vol.(5), n°5, p. 1088 – 1094, 2012.

SANTOS, Raphael David.; LEMOS, Raimundo Costa.; SANTOS, Humberto Gonçalves.; KER, João Carlos.; ANJOS, Lúcia Helena Cunha.; SHIMIZU, Sérgio Hideiti. Manual de descrição e coleta de solo no campo. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 6° Ed. Revisão Ampliada: Viçosa - MG, 2013.

SANTOS, Oséia dos; BENEVIDES, Aline de Almeida. Educação em Solo: investigação em uma escola de campo. Curitiba, XII Congresso Nacional de Educação: Educere, Out. 2015.

SOUSA, Helder Frances Tota; MATOS, Fabíola Silva. O ensino de solos no ensino médio: desafios e possibilidades na perspectiva dos docentes. Fortaleza: Geosaberes, v. 3, n. 6, p. 71-78, jul. 2012.

TOMAZI, Silvana Camozzato. O uso de aplicativo computacional como recurso pedagógico no ensino de solos nas séries iniciais do ensino fundamental de Pato Branco – PR. Dissertação (mestrado em Desenvolvimento Regional) – Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Mendes, T. A., de Mello, N. A., & da Rocha Campos, J. R. (2019). Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PR<br>Use of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PR<br>Uso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(1), 163–184. https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8713

Edição

Seção

Artigos