Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PR
Use of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PR
Uso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR

Thais Aparecida Mendes, Nilvânia Aparecida de Mello, José Ricardo da Rocha Campos

Resumo


A Educação em Solos, uma vertente da Educação Ambiental, pode auxiliar no entendimento do funcionamento do ecossistema, bem como no desenvolvimento de uma sensibilidade quanto a relevância do recurso Solo neste contexto, buscando a sua conservação. Esta pesquisa foi desenvolvida em três escolas da rede pública de ensino do município de Pato Branco – PR, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, através da realização de uma aula expositiva e aplicação de questionários. A grande maioria dos alunos possuem poucos conhecimentos prévios sobre o solo, apresentando dificuldade na compreensão de conceitos básicos sobre o assunto. O uso de ferramentas interativas de ensino podem auxiliar no entendimento e interação dos educandos entre si.

Soil Education, an aspect of Environmental Education, can help to understand the functioning of the ecosystem, as well as in the development of a sensibility regarding the relevance of the Soil resource, seeking its conservation. This research was performed at three schools from the public system in Pato Branco - PR, with students of the fourth year of Elementary School, through an expository class and questionnaires. Most of the students have little prior knowledge about the soil, presenting difficulties to comprehend basic concepts related to it. The use of interactive teaching tools can help them to have a better understanding about it and to interact with each other.

La Educación en Suelos, una vertiente de la Educación Ambiental, puede auxiliar en el entendimiento del funcionamiento del ecosistema, así como en el desarrollo de una sensibilidad en cuanto a la relevancia del recurso Solo, buscando su conservación. Esta investigación fue desarrollada en tres escuelas de la red pública del município de Pato Branco - PR, con alumnos del cuarto año de la Enseñanza Fundamental, a través de la realización de una clase expositiva y de la aplicación de cuestionarios. La mayoría de los alumnos poseen pocos conocimientos previos sobre el suelo, presentando dificultad en la comprensión de conceptos básicos sobre el tema. El uso de herramientas interactivas de enseñanza puede auxiliar en el entendimiento e interacción de los educandos entre sí.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Ensino de Solos, Colorteca

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8713

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