AVALIAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O TEMA “SOLO”

Daniela Biondi, Vanessa Falkowski

Resumo


A educação em solos é um tema pouco valorizado no ensino formal. No entanto, é fundamental para que se tenha uma noção holística do ambiente. Uma das maneiras de trazer este tema para as escolas é através de atividades de educação ambiental informal. Geralmente as práticas informais de educação ambiental não são avaliadas devido a falta de aplicação de ferramentas estatísticas e por abordarem temas genéricos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar uma atividade de educação ambiental informal com o tema “solo” através das ferramentas analíticas: mapa mental e estatística não-paramétrica. As atividades de educação ambiental com o tema solo foram realizadas com estudantes de 8 e 10 anos de idade da terceira série do ensino fundamental do Colégio Estadual Maria Balbina Costa Dias, localizado no bairro Tarumã na cidade de Curitiba, Paraná. Como metodologia, cada estudante elaborou um desenho ou gravura (mapa mental) sobre o seu entendimento em relação ao solo, antes e depois das atividades educativas com este tema. Tanto os
resultados interpretativos da análise dos mapas mentais quanto os resultados estatísticos através do teste de Wilcoxon demonstraram um acréscimo dos conhecimentos adquiridos em relação ao solo, tais como: a existência de vários horizontes, a importância do relevo e da vegetação para sua conservação.

Palavras-chave


Mapa mental; Teste de Wilcoxon; Percepção.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2811

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