Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PR<br>Use of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PR<br>Uso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR

Autores/as

  • Thais Aparecida Mendes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Nilvânia Aparecida de Mello Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • José Ricardo da Rocha Campos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8713

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ensino de Solos, Colorteca

Resumen

A Educação em Solos, uma vertente da Educação Ambiental, pode auxiliar no entendimento do funcionamento do ecossistema, bem como no desenvolvimento de uma sensibilidade quanto a relevância do recurso Solo neste contexto, buscando a sua conservação. Esta pesquisa foi desenvolvida em três escolas da rede pública de ensino do município de Pato Branco – PR, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, através da realização de uma aula expositiva e aplicação de questionários. A grande maioria dos alunos possuem poucos conhecimentos prévios sobre o solo, apresentando dificuldade na compreensão de conceitos básicos sobre o assunto. O uso de ferramentas interativas de ensino podem auxiliar no entendimento e interação dos educandos entre si. Soil Education, an aspect of Environmental Education, can help to understand the functioning of the ecosystem, as well as in the development of a sensibility regarding the relevance of the Soil resource, seeking its conservation. This research was performed at three schools from the public system in Pato Branco - PR, with students of the fourth year of Elementary School, through an expository class and questionnaires. Most of the students have little prior knowledge about the soil, presenting difficulties to comprehend basic concepts related to it. The use of interactive teaching tools can help them to have a better understanding about it and to interact with each other. La Educación en Suelos, una vertiente de la Educación Ambiental, puede auxiliar en el entendimiento del funcionamiento del ecosistema, así como en el desarrollo de una sensibilidad en cuanto a la relevancia del recurso Solo, buscando su conservación. Esta investigación fue desarrollada en tres escuelas de la red pública del município de Pato Branco - PR, con alumnos del cuarto año de la Enseñanza Fundamental, a través de la realización de una clase expositiva y de la aplicación de cuestionarios. La mayoría de los alumnos poseen pocos conocimientos previos sobre el suelo, presentando dificultad en la comprensión de conceptos básicos sobre el tema. El uso de herramientas interactivas de enseñanza puede auxiliar en el entendimiento e interacción de los educandos entre sí.

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Biografía del autor/a

Thais Aparecida Mendes, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Atualmente mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Pato Branco. Graduada em Agronomia pela mesma. Experiência na área de Solos, mais especificamente em Educação em Solos.

Nilvânia Aparecida de Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, qualidade ambiental, enfoque sistêmico, qualidade da água e do ambiente, educação ambiental.

José Ricardo da Rocha Campos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atua nas seguintes áreas: Gênese, Morfologia e Classificação do Solo com ênfase na relação Solo/Paisagem; na relação entre a morfoestratigrafia e a formação do solos e Geofísica Rasa com o uso do Radar de Penetração do Solo (GPR).

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Publicado

2019-05-01

Cómo citar

Mendes, T. A., de Mello, N. A., & da Rocha Campos, J. R. (2019). Uso de ferramentas interativas de ensino para a Educação em Solos: um estudo de caso em escolas municipais de Pato Branco – PR<br>Use of interactive educational tools for Soil Education: a case study at municipal schools in Pato Branco – PR<br>Uso de herramientas interactivas de enseñanza para la Educación en Suelos: un estudio de caso en escuelas municipales de Pato Branco - PR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(1), 163–184. https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8713

Número

Sección

Artigos