Condições físicas e ambientais das escolas públicas do município de Portalegre, RN, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14398

Palavras-chave:

espaços escolares, cuidado ambiental, educação ambiental

Resumo

Discussões sobre as condições físicas e ambientais das escolas públicas no Brasil assumem um papel importante por se entender sua influência no processo de ensino-aprendizagem. A propósito, este trabalho tem como objetivo analisar as condições físicas e ambientais das escolas públicas de Portalegre/RN, nos anos de 2014, 2015 e 2017. A metodologia é de predominância qualitativa com uso do levantamento bibliográfico, registro fotográfico, escores das condições físicas e ambientais das escolas, entrevistas com seus gestores, observação in loco e da interpretação do fenômeno estudado a partir do aporte teórico e das imagens registradas. Concluímos, então, que as escolas públicas de Portalegre/RN apresentaram melhorias nas suas condições físicas e ambientais no período estudado, em decorrência de investimentos públicos que possibilitaram mudanças positivas. Ressalta-se, contudo, a necessidade de cuidados contínuos nesses espaços pesquisados.

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Biografia do Autor

Enaira Liany Bezerra dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduada em gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Luiz Oscar Pereira de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Estudante do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado (Bacharel) em Gestão Ambiental pela UERN.

Maria Betânia Ribeiro Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e professora adjunta do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da UERN.

Lizandra Evylyn Freitas Lucas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), mestre em Manejo de Solo e Água pelo PPGMSA/UFERSA e bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Santos, E. L. B. dos, Freitas, L. O. P. de ., Torres, M. B. R., & Lucas, L. E. F. . (2023). Condições físicas e ambientais das escolas públicas do município de Portalegre, RN, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 104–126. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14398