O espaço escolar como uma problemática socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4957

Palavras-chave:

Edificações Escolares. Sofrimento Ambiental. Escolas Públicas.

Resumo

O artigo discute a relação entre as condições físicas e ambientais de escolas públicas de Mossoró-RN e a noção de sofrimento ambiental. É produto de uma pesquisa qualitativa que utilizou a fotografia como fonte de dados sobre a problemática socioambiental das escolas públicas. Os dados analisados provêm da investigação de vinte (20) escolas públicas, oito (8) estaduais e doze (12) municipais, entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, por meio de um roteiro fotográfico na área urbana do município de Mossoró/RN. O cenário revelado pela pesquisa é de precariedade das condições físicas e ambientais das escolas públicas e serve como espelho da desigualdade socioambiental e de privação de melhores oportunidades para o público estudantil que frequenta aquelas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Betânia Ribeiro Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Licenciada em Ciências Sociais (Fafire, Recife/PE), mestre em desenvolvimento e meio ambiente (Prodema/Mossoró-RN), doutora em ciências sociais (UFRN), professora do Curso de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, campus central.

Referências

ABRAMOVAY, Mirian; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas. Brasília: UNESCO, Instituto Ayrton Senna, Unaids, Banco Mundial, Usaid, Fundação Ford, Consed, Undime, 2002. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001339/133967por.pdf>. Acesso em 02. Fev.2015.

ADRIÃO, Theresa; GARCIA, Teise. Oferta educativa e responsabilização no PDE: o plano de ações articuladas. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 135, p. 779-796, set./dez. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n135/v38n135a12.pdf> Acesso em: 10 Nov. 2013.

AMORIM, Cláudia Naves David. Diagrama Morfológico Parte I: Instrumento De Análise E Projeto Ambiental Com Uso De Luz Natural. PARANOÁ - Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, 2001. Disponível em:< http://www.fau.usp.br/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/aut0213/Turma_01_, _Prof. Scarazzato/In_-_Diagrama_Morfologico_-_Parte_1.pdf> Acesso em: 01 Out. 2013.

AUYERO, Javier. Vidas e Política das Pessoas Pobres - as coisas que um etnógrafo político sabe (e não sabe) após 15 anos de trabalho de campo. Sociologias, Porto Alegre, ano 13, no 28, set./dez. 2011, p. 126-164. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/soc/v13n28/06.pdf>. Acesso em: 17 Nov. 2013.

AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen. Arquitetura Escolar e Educação: Um Modelo Conceitual de Abordagem Interacionista. 2002. 208f. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia) - Universidade do Estado Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro. Disponível em: < http://www.fau.ufrj.br/prolugar/arq_pdf/teses/g_arteiro.pdf>. Acesso em: 26 Nov. 2013.

BANKS, Marcus. Dados Visuais para pesquisa qualitativa. Consultoria, Supervisão e Revisão Técnica. Ed. Caleb. Farias Alves. Porto Alegre, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC 216, de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Diário Oficial da União, Poder Executivo, 16 set.. 2004. Disponível em:< http://suvisama.blogspot.com.br/2010/04/rdc-n-2162004-manipulacao-de-alimentos.html>. Acesso em: 14 Dez. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional De Desenvolvimento Da Educação Conselho Deliberativo. Resolução CD/FNDE nº 10, de 18 de abril de 2013. Dispõe sobre os critérios de repasse e execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em cumprimento ao disposto na Lei 11.947, de 16 de junho de 2009. Disponível em: < https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/UrlPublicasAction.php>. Acesso em 25 fev. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual Escolas Sustentáveis. Resolução CD/FNDE, nº 18, de 21 de maio de 2013. Disponível em: < http://pdeinterativo.mec.gov.br/escolasustentavel/manuais/Manual_Escolas_Sustentaveis_v%2005.07.2013.pdf.>. Acesso em 16 Nov. 2014.

CEDAC. O que revela o espaço escolar: Um livro para diretores de escola. 1ed. São Paulo. Moderna. 2013. Disponível em: < http://moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A833E8BA005013E9E000E650B9C. > Acesso em: 06 Set. 2013.

CHAVES, Renata Almeida; NEVES, Anagélica Madeiro; MIRANDA, Kênia Cristina de Oliveira; PASSOS, Isabela Albuquerque; OLIVEIRA, Andressa Feitosa Bezerra de. Consultório odontológico na escola: análise da saúde gengival e do nível de higiene oral. RGO - Rev Gaúcha Odontol., Porto Alegre, v.59, n.1, p.29-34, jan./mar., 2011. Disponível em: < file:///C:/Users/User/Downloads/RGO-2009-1749.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2015.

DOSSIÊ elaborado pelo Sinte aponta que 90% das escolas estaduais têm problemas estruturais. O Mossoroense, Mossoró, 18 ago 2013, Caderno Cotidiano. Disponível em: < http://omossoroense.uol.com.br/index.php/cotidiano/54499-dossie-elaborado-pelo-sinte-aponta-que-90-das-escolas-estaduais-tem-problemas-estruturais>. Acesso em 18 ago. 2013.

FONSÊCA, Camilla Siqueira da; TORRES, Maria Betânia Ribeiro. Educação Ambiental e habitus socioambiental: um estudo das relações sociedade-ambiente em escolas públicas de Mossoró/RN. Trabalho apresentado na Conferência da Terra: Fórum Internacional do Meio Ambiente 2014, UFPB, João Pessoa-PB, 2014.

MENDONÇA. José Ricardo; MELO, Rita de Cássia Braga; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. O Atlas.Ti para a análise de fotos na pesquisa qualitativa: uma discussão ilustrada sobre os métodos visuais na educação. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 7 a 10 de novembro de 2011, Curitiba. Anais... Curitiba, PUCPR, 2011, pp. 16672-16693. Disponível em: < http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6692_4053.pdf>. Acesso em: 20 out. 2013.

RIBEIRO, Solange Lucas. Espaço Escolar: Um elemento (IN) visível no Currículo. Sitientibus, Feira de Santana, n.31, p.103-118, jul./dez.2004. Disponível em: < http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/31/espaco_escolar.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2014.

SANTOS, Inalda Maria. Política de financiamento da educação e participação da comunidade na gestão da escola. RBPAE- v.22, n.2, p.315-329, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/viewFile/18887/11001> Acesso em: 17 Mai. 2014.

SÁTYRO, Natália; SOARES, Sergei. A infra-estrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: Ipea, 2007. (Texto para discussão, 1267). Disponível em: < http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1752/1/TD_1267.pdf>. Acesso em: 04 Set. 2013.

SATO, Michèle; TRAJBER, Rachel. ESCOLAS SUSTENTÁVEIS: Incubadoras De Transformações Nas Comunidades. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. especial, setembro de 2010. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3396/2054>. Acesso em 04.Set.2013.

SILVA, Andréia Ferreira; SOUZA, Antônio Lisboa Leitão. Condições Do Trabalho Escolar: Desafios Para Os Sistemas Municipais de Ensino. Cadernos de Pesquisa, v.43 n.150 p.772-787 set./dez. 2013. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n150/03.pdf.>. Acesso em 02 Mai. 2014.

SOARES, José Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. REICE - Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2004, Vol. 2, No. 2 h. Disponível em:< http://www.ice.deusto.es/RINACE/reice/vol2n2/Soares.pdf.>. Acesso em: 16 Jan. 2014.

TORRES, Maria Betânia Ribeiro. As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Mossoró e Natal RN. 2013. 227f. Tese (Doutorado em ciências sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. Natal. Disponível em: < http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/13816/1/MariaBRT_TESE.pdf>. Acesso em: 10 Abr. 2014.

Downloads

Publicado

2015-08-04

Como Citar

Torres, M. B. R. (2015). O espaço escolar como uma problemática socioambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 79–100. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4957

Edição

Seção

Artigos