FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO DOS MARINS -PIRACICABA/SP, COMO FERRAMENTAS ORIENTADORAS DO USO RACIONAL DA ÁGUA

Autores

  • Célia Regina Ferrari Faganello Escola Superior de agricultura Luiz de Queiroz, EESALQ/USP,São Paulo/SP
  • Marcos Vinícius Folegatti Escola Superior de agricultura Luiz de Queiroz, EESALQ/USP,São Paulo/SP
  • Roberta Alessandra Bruschi Gonçalves Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus Cruz das Almas.
  • Ana Maria de Meira Universidade de São Paulo. USP, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2780

Palavras-chave:

Uso racional da água, consciência ambiental, gestão compartilhada.

Resumo

A falta de planejamento do uso dos recursos hídricos, o uso inadequado do solo e a devastação das matas ciliares têm levado as bacias hidrográficas a um processo de degradação, acarretando riscos à manutenção da quantidade e qualidade da água. O despertar da consciência ambiental dos produtores rurais com relação à conservação de recursos hídricos é de fundamental importância na busca da sustentabilidade. Nesse sentido, a educação ambiental é um instrumento orientador do uso racional da água e uma potencial aliada na consolidação do princípio da participação social e suas implicações na microbacia. Este trabalho teve por objetivos avaliar a percepção dos produtores rurais da Microbacia do Ribeirão Marins com relação à conservação dos Recursos Hídricos e fornecer subsídios para futuras intervenções de gestão da microbacia em estudo para que as instituições de ensino superior possam elaborar projetos de educação ambiental participativos e integrados ao gerenciamento de recursos hídricos. Para tanto foram aplicados aos 11 irrigantes roteiros quali-quantitativos de entrevista semi-estruturada que investigaram: o nível de preocupação com a escassez de água, se os produtores fazem o controle da erosão, a opinião sobre a cobrança pelo uso da água e suas ações com relação à preservação da mata ciliar. Os resultados mostraram que a metade não faz controle da erosão; a maioria não concorda com a cobrança e todos acham importante a preservação da mata ciliar, além de fornecer elementos que indicam a ausência de compreensão dos impactos causados pelo manejo inadequado da água, o que pôde ser traduzido pelos graves problemas de degradação de água, solo e mata ciliar detectados. Conclui-se que é necessário um processo continuado de formação ambiental junto aos agricultores sensibilizando-os e instrumentalizando-os para o uso eficiente da água, efetivando o princípio da participação.

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Biografia do Autor

Célia Regina Ferrari Faganello, Escola Superior de agricultura Luiz de Queiroz, EESALQ/USP,São Paulo/SP

Doutorado em Ecologia Aplicada pela ESALQ-CENA/USP (2007). Atualmente leciona no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Legislação, Perícias e Ética Profissional com Ênfase em Legislação Agrária e Ambiental.

Marcos Vinícius Folegatti, Escola Superior de agricultura Luiz de Queiroz, EESALQ/USP,São Paulo/SP

Pós Doutorado na University of California - Davis (1992/93). Prof. Livre Docente em 1996. Professor titular da Universidade de São Paulo. Atualmente é chefe do Departamento do Engenharia Rural da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Roberta Alessandra Bruschi Gonçalves, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus Cruz das Almas.

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002), doutorado em Agronomia (Reutilização de águas residuárias na agricultura), pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2005). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) onde ministra a disciplina Hidráulica

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Publicado

2012-09-22

Como Citar

Faganello, C. R. F., Folegatti, M. V., Gonçalves, R. A. B., & Meira, A. M. de. (2012). FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO DOS MARINS -PIRACICABA/SP, COMO FERRAMENTAS ORIENTADORAS DO USO RACIONAL DA ÁGUA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2780