FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO DOS MARINS -PIRACICABA/SP, COMO FERRAMENTAS ORIENTADORAS DO USO RACIONAL DA ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2780Palabras clave:
Uso racional da água, consciência ambiental, gestão compartilhada.Resumen
A falta de planejamento do uso dos recursos hídricos, o uso inadequado do solo e a devastação das matas ciliares têm levado as bacias hidrográficas a um processo de degradação, acarretando riscos à manutenção da quantidade e qualidade da água. O despertar da consciência ambiental dos produtores rurais com relação à conservação de recursos hídricos é de fundamental importância na busca da sustentabilidade. Nesse sentido, a educação ambiental é um instrumento orientador do uso racional da água e uma potencial aliada na consolidação do princípio da participação social e suas implicações na microbacia. Este trabalho teve por objetivos avaliar a percepção dos produtores rurais da Microbacia do Ribeirão Marins com relação à conservação dos Recursos Hídricos e fornecer subsídios para futuras intervenções de gestão da microbacia em estudo para que as instituições de ensino superior possam elaborar projetos de educação ambiental participativos e integrados ao gerenciamento de recursos hídricos. Para tanto foram aplicados aos 11 irrigantes roteiros quali-quantitativos de entrevista semi-estruturada que investigaram: o nível de preocupação com a escassez de água, se os produtores fazem o controle da erosão, a opinião sobre a cobrança pelo uso da água e suas ações com relação à preservação da mata ciliar. Os resultados mostraram que a metade não faz controle da erosão; a maioria não concorda com a cobrança e todos acham importante a preservação da mata ciliar, além de fornecer elementos que indicam a ausência de compreensão dos impactos causados pelo manejo inadequado da água, o que pôde ser traduzido pelos graves problemas de degradação de água, solo e mata ciliar detectados. Conclui-se que é necessário um processo continuado de formação ambiental junto aos agricultores sensibilizando-os e instrumentalizando-os para o uso eficiente da água, efetivando o princípio da participação.Descargas
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Publicado
2012-09-22
Cómo citar
Faganello, C. R. F., Folegatti, M. V., Gonçalves, R. A. B., & Meira, A. M. de. (2012). FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO DOS MARINS -PIRACICABA/SP, COMO FERRAMENTAS ORIENTADORAS DO USO RACIONAL DA ÁGUA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2780
Número
Sección
Artigos