REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Janielly Carvalho Camargo Universidade Estadual de Maringá/Nupélia
  • Luiz Felipe Machado Velho Universidade Estadual de Maringá/Nupélia

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2868

Palavras-chave:

Consumo Sustentável, Cienciometria, Educação Ambiental, Política Pública

Resumo

Ao longo dos últimos séculos, as populações humanas modificaram profundamente seu padrão de consumo, usufruindo dos recursos naturais de forma irracional, predatória e perdulária. Essa mudança nos conduziu à atual crise ambiental que enfrentamos hoje. Como resposta, surgiram as propostas de mudança das práticas de consumo pautadas no uso racional dos recursos, no respeito ao semelhante das presentes e das futuras gerações, na mudança tecnológica e na transformação do cenário político. O presente estudo discute o desenvolvimento das pesquisas mundiais sobre o consumo sustentável, identifica as principais práticas propostas pelo Brasil e ainda debate o papel da Educação Ambiental frente essa nova temática ambiental. Os resultados mostraram que após três décadas de pesquisa existem poucos estudos a respeito, especialmente no Brasil. Observamos muitas iniciativas de consumo sustentável, porém, todas pontuais, desconexas e desenvolvidas sem a efetiva participação popular. Frente a esse cenário desafiador, a Educação Ambiental tem importante papel na criação de espaços de discussão entre Estado e sociedade, bem como despertar nos indivíduos, a consciência crítica e reflexiva sobre a necessidade inadiável de mudança individual e coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janielly Carvalho Camargo, Universidade Estadual de Maringá/Nupélia

Mestre e Doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais - Nupélia, Universidade Estadual de Maringá.

Luiz Felipe Machado Velho, Universidade Estadual de Maringá/Nupélia

Pesquisador Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais - Nupélia, Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Camargo, J. C., & Velho, L. F. M. (2012). REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2868