A percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o uso da água consumida no município de Belém-PA<br>The perception of fundamental education students on the use of consumed water in the county of Belém-PA<br>La percepción de los alumnos de la enseñanza fundamental sobre el uso del agua consumida en el municipio de Belém-PA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7713Palavras-chave:
Recursos Hídricos. Educação Ambiental. PercepçãoAmbiental.Resumo
Trata-se de pesquisa baseada no método aleatório probabilístico para população finita, realizada com 62 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em um colégio localizado no Município de Belém (Pará). Objetivou-se analisar a percepção dos alunos sobre o uso da água. Parte do pressuposto de que o ensino formal deve direcionar os educandos a posicionarem-se frente às problemáticas e questões sociais, sendo a Educação Ambiental responsável por apresentar aos alunos questões relevantes acerca do desenvolvimento sustentável, especialmente, o uso racional dos recursos hídricos disponíveis. Os resultados obtidos revelaram a forte correlação entre a realidade cotidiana e a construção da percepção de que o uso racional da água é fator indispensável para o desenvolvimento sustentável. This is a research based on the probabilistic random method for finite population, carried out with 62 students from the 6th to the 9th year of Elementary School enrolled in a college located in the Municipality of Belém (Pará). The objective was to analyze the students' perception about water use. It is based on the assumption that formal education should direct learners to position themselves in the face of social problems and issues, and Environmental Education is responsible for presenting students with relevant questions about sustainable development, especially the rational use of available water resources. The results obtained will reveal that there is a relationship between everyday reality and the construction of a perception that rational use of water is an indispensable factor for sustainable development. Se trata de una investigación basada en el método aleatorio probabilístico para población finita, realizada con 62 alumnos del 6º al 9º año de la Enseñanza Fundamental matriculados en un colegio localizado en el Municipio de Belém (Pará). Se objetivó analizar la percepción de los alumnos sobre el uso del agua. Parte del supuesto de que la enseñanza formal debe dirigir a los educandos a posicionarse frente a las problemáticas y cuestiones sociales, siendo la Educación Ambiental responsable de presentar a los alumnos cuestiones relevantes acerca del desarrollo sostenible, especialmente, el uso racional de los recursos hídricos disponibles. Los resultados obtenidos revelaron que existe una correlación entre la realidad cotidiana y la construcción de una percepción que el uso racional del agua es un factor indispensable para el desarrollo sostenible.Downloads
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