Alterações Climáticas, incêndios florestais (2017) e as ideias reveladas por alunos do 1.º e 2.ºanos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região de Pombal
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9704Palavras-chave:
Educação Ambiental, Fogos florestais, Ideias préviasResumo
Resumo: Este artigo revela como as ideias de um grupo de 20 alunos, com 6 e 7 anos, residentes na região de Pombal (litoral centro de Portugal), relativamente a incêndios florestais, se sobrepõem às ideias anteriormente trabalhadas, em contexto formal, sobre alterações climáticas. Este facto resulta, muito provavelmente, das experiências (traumáticas) vividas aquando dos incêndios florestais ocorridos na região, em 2017, bem como pela contínua exposição dos alunos à abordagem deste tema por parte dos meios de comunicação social e das conversas informais, na comunidade. Metodologicamente o trabalho assentou na análise ao conteúdo das representações pictóricas e respostas a um inquérito efetuado pelos alunos relativamente a alterações climáticas - numa primeira fase - e a fogos florestais - numa segunda fase, decorrente dos resultados anteriormente alcançados. Palavras-chave: Educação Ambiental, Fogos florestais, Ideias préviasDownloads
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Referências
BLANCO, Mónica; CARTEA, Pablo. Conta ao Gurb. As alterações climáticas e as ideias prévias. In CARTEA, P. (Coord.). Conoce y valora el cambio climático. Propuestas para trabajar en grupo. A Coruña, Espanha. Fundación MAPFRE, 2012
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Publicado
2019-12-17
Como Citar
Sousa, C. R., & Oliveira, M. A. (2019). Alterações Climáticas, incêndios florestais (2017) e as ideias reveladas por alunos do 1.º e 2.ºanos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região de Pombal. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 261–275. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9704
Edição
Seção
Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa