A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ: ANÁLISE SITUACIONAL

Autores

  • Marcia da Silva Lozano Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, São Paulo.
  • José Luiz Negrão Mucci Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, SP.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2890

Palavras-chave:

Educação Ambiental, educação básica, população de baixa renda.

Resumo

Com o agravamento da crise sócio-ambiental nas metrópoles brasileiras, tornou-se imprescindível e urgente a inserção da Educação Ambiental (EA) no ensino formal. O presente estudo, realizado no ano de 2003, analisou a aplicação dos conceitos da EA, segundo os pressupostos de Tbilisi e da Política Nacional de Educação Ambiental, em uma escola da rede pública estadual de ensino. Situada próxima a uma Área de Proteção aos Mananciais do Município de Santo André, a escola atendia à população de baixa renda. Foram analisadas as Representações Sociais dos professores sobre questões que envolviam a esfera da EA. Os resultados do estudo permitiram concluir que problemas como confusão conceitual, formação específica dos professores, problemas no processo de formação continuada, violência e ausência da comunidade são, possivelmente, os principais entraves para desenvolvimento da EA na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia da Silva Lozano, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, São Paulo.

Possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (área de concentração Saúde Ambiental), Habilitação em Química e Licenciatura em Ciências pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atualmente é tutora virtual da Universidade Aberta do Brasil - UFSCar.

José Luiz Negrão Mucci, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, SP.

Livre-docente em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-09-28

Como Citar

Lozano, M. da S., & Mucci, J. L. N. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ: ANÁLISE SITUACIONAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 14. https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2890