A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ: ANÁLISE SITUACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2890Palavras-chave:
Educação Ambiental, educação básica, população de baixa renda.Resumo
Com o agravamento da crise sócio-ambiental nas metrópoles brasileiras, tornou-se imprescindível e urgente a inserção da Educação Ambiental (EA) no ensino formal. O presente estudo, realizado no ano de 2003, analisou a aplicação dos conceitos da EA, segundo os pressupostos de Tbilisi e da Política Nacional de Educação Ambiental, em uma escola da rede pública estadual de ensino. Situada próxima a uma Área de Proteção aos Mananciais do Município de Santo André, a escola atendia à população de baixa renda. Foram analisadas as Representações Sociais dos professores sobre questões que envolviam a esfera da EA. Os resultados do estudo permitiram concluir que problemas como confusão conceitual, formação específica dos professores, problemas no processo de formação continuada, violência e ausência da comunidade são, possivelmente, os principais entraves para desenvolvimento da EA na escola.Downloads
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Publicado
2012-09-28
Como Citar
Lozano, M. da S., & Mucci, J. L. N. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ: ANÁLISE SITUACIONAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 14. https://doi.org/10.14295/remea.v14i0.2890
Edição
Seção
Artigos