Ciência, técnica e tecnologia: da dominação da natureza à geração de riscos e as alternativas socioambientais

Autores

  • Guillermo Ramón Velásquez Castel Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-1895-6292
  • Hieda Maria Pagliosa Corona Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/Professora Permanente e Bolsista-sênior (Fundação Araucária/SETI/PR e Capes) do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) http://orcid.org/0000-0003-1790-5423
  • Giovanna Pezarico Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR-Câmpus Pato Branco e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR-Câmpus Curitiba. http://orcid.org/0000-0001-5576-6685

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9266

Palavras-chave:

Ciência e tecnologia. Formulação de riscos. Modernização ecológica.

Resumo

As concepções de ciência moderna e as técnicas associadas que se materializaram em modos de produzir e consumir nas sociedades contemporâneas, influenciaram e modificaram a relação do homem, entre eles, e com o ambiente natural, gerando riscos para a sociedade e a natureza. Neste artigo, apresenta-se um debate sobre a relação entre ciência, técnica e tecnologia, observando a intervenção dos seres humanos na transformação e uso de recursos naturais, que, ao romper com o processo metabólico, gera riscos que se constituem em ameaça à vida no planeta Terra. O ponto de partida é levar em consideração a crítica ao modelo epistêmico e cultural a partir da teoria da estruturação, em que a tríade ciência, técnica e tecnologia conduzem a um caminho possível para enfrentar as consequências e riscos sociais e ambientais que elas mesmas têm ajudado a configurar, por meio da modernização ecológica. Em seguida, problematiza-se essa solução na medida em que ela está circunscrita a uma determinada configuração teórica e prática que não altera as bases que geraram tais riscos. Por fim, conclui-se sobre a necessidade de levar em conta a complexidade das relações entre ciência, técnica e tecnologia na construção de uma racionalidade ambiental que conduza à sustentabilidade. Sustentabilidade que esteja vinculada à diversidade ecológica e cultural em que estejam presentes múltiplos desenvolvimentos.

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Biografia do Autor

Guillermo Ramón Velásquez Castel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura en Sociología - Universidad de Oriente (2010) e mestrado em Educación: Mención Educación Superior. - Universidad Pedagogica Experimental Libertador (2017). Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR-PB. Foi Assistente Social - Universidad Pedagogica Experimental Libertador. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia.

Hieda Maria Pagliosa Corona, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/Professora Permanente e Bolsista-sênior (Fundação Araucária/SETI/PR e Capes) do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006), pós-doutorado em Desenvolvimento socioambiental pelo Ladyss/Paris X (2012) e pós-doutorado em Desenvolvimento rural pelo PGDR/UFRGS (2013). Professora Permanente e Bolsista-sênior (Fundação Araucária/SETI/PR e Capes) do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó. Editora adjunta da Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPR. Lidera o grupo de pesquisa CEPAD/UTFPR - Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia ambiental, sociologia rural, agricultura familiar, desenvolvimento socioambiental, interdisciplinaridade.

Giovanna Pezarico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR-Câmpus Pato Branco e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR-Câmpus Curitiba.

Possui graduação em graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Sudoeste (2004) e Direito pela Faculdade Mater Dei (2005). É Doutora em Tecnologia - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE/UTFPR - Linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR-Câmpus Pato Branco e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR-Câmpus Curitiba. Realiza pesquisas nas áreas de Administração, Tecnologia, Educação e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e sociedade, educação e tecnologia; trabalho e tecnologia.

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

Velásquez Castel, G. R., Pagliosa Corona, H. M., & Pezarico, G. (2020). Ciência, técnica e tecnologia: da dominação da natureza à geração de riscos e as alternativas socioambientais. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 27–46. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9266