O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10959

Palavras-chave:

Geoprocessamento, Ciência geográfica, Cartografia digital

Resumo

A análise das mudanças ambientais é importante para compreender a dinâmica ambiental. Com isso, o ser humano necessita da formação de conscientização ambiental perante sua preservação, bem como de conhecer cartograficamente o local em que está inserido. Assim, é necessário levar para a sala de aula as mudanças que ocorrem no meio ambiente. Para facilitar esse processo utilizam-se produtos oriundos das geotecnologias para compreender o tema ambiental. O objetivo deste trabalho é apresentar um mapa elaborado através das geotecnologias, como forma de material didático para uso dos educadores ambientais, através de um mapeamento de cenário de elevação do nível médio do mar, com informações cartográficas processadas em software SIG, para então retratar o cenário da realidade ambiental do município do Rio Grande e da população residente.

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Biografia do Autor

Bruna Cavalcanti Gautério, Universidade Federal do Rio Grande

Geógrafa, Mestranda e Licencianda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande. Técnica em Geoprocessamento e Meio Ambiente.

Letícia Figueiredo Sartorio, Universidade Federal do Rio Grande

Técnica em Geoprocessamento pelo IFRS e acadêmica do curso de Geografia na Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

Gautério, B. C., & Sartorio, L. F. (2020). O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 264–277. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10959

Edição

Seção

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)