Construção de Soluções para o Desenvolvimento com Sustentabilidade e Cidadania nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10946

Palavras-chave:

Cidadania, Extensão Universitária, Sustentabilidad

Resumo

Este trabalho descreve uma proposta de soluções para o desenvolvimento sustentável e cidadania para o município de Aparecida do Rio Negro (TO), no Norte do Brasil, a partir das áreas de comunicação, tecnologia, meio ambiente e trabalho. São descritas a processualidade, a metodologia, a execução, os resultados e as contribuições do projeto desenvolvido pela equipe da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), no âmbito do Projeto Rondon, Operação “TOCANTINS”, desenvolvida de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017. O percurso metodológico constitui-se de quatro momentos: participação no edital de seleção da IES; viagem precursora; processo de planejamento da Operação e capacitação da equipe de rondonistas e Operação. Os indicadores quantitativos das ações multidisciplinares, refletem o trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonir Terezinha Uhde, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutora em Ciência do solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como docente no curso de agronomia e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (Mestrado) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Paulo Ernesto Scortegagna, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Campus Carazinho

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre em História, Arquitetura e Desenho (2004) pela Universidade Internacional da Catalunha - U. I. C. em Barcelona, Espanha. Atua como docente no curso de Design e de Arquitetura da Ulbra em Carazinho, RS.

Lara Nasi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atua como jornalista na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Referências

EL ANDALOUSSI, Khalid. Pesquisas-ações: ciências, desenvolvimento, democracia. Tradução Michel Thiollent. São Carlos: Ed. UFSCar, 2004.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/ Acesso em: 22 jul 2016.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tocantis: panorama. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/panorama. Acesso em: 22 jul. 2016.

MENEZES, Ana Luisa Teixeira de; SÍVERES, Luiz. Nas fronteiras da indissociabilidade: a contribuição da extensão universitária. In: ______ (orgs.). Transcendendo fronteiras: a contribuição da extensão das instituições comunitárias de Ensino Superior. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2011. p. 49 - 65

MORIN, André. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropopedagogia renovada. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

TOCANTINS. Perfil socioeconômico dos municípios. Secretaria do Planejamento e Orçamento, TO, 2015.Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/250006/ Acesso em: 20 jul 2016.

TOCANTINS. Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Tocantins. Palmas, TO, 2015

Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras(Forproex). MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano nacional de extensão universitária. Coleção Extensão Universitária Forproex, 2000-2001. Vol. I.

Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex). Política nacional de extensão universitária. Manaus, 2012.

BRASIL.Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/. Acesso em: 1 mar. 2017.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1996.

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Uhde, L. T., Scortegagna, P. E., & Nasi, L. (2020). Construção de Soluções para o Desenvolvimento com Sustentabilidade e Cidadania nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 291–306. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10946

Edição

Seção

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)