A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR

Autores

  • Daniela Biondi Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba/PR
  • Gabriela Cardozo Alves Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3357

Palavras-chave:

percepção, voluntários, desenvolvimento acadêmico.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a contribuição da extensão universitária na formação de estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Para analisar a percepção dos participantes de um projeto de extensão, foi elaborado um questionário semi-aberto com onze perguntas, com questões relacionadas com as dificuldades e facilidades enfrentadas nas atividades, a absorção do significado e a importância de exercitar a extensão na vida acadêmica. Foram entrevistados 25 dos monitores do projeto, sendo que 28% eram bolsistas e 72% eram voluntários. Mais de 60% dos entrevistados não definiram a extensão de forma completa. A maior fonte de pesquisa utilizada para a definição de extensão universitária foi obtida durante a participação do estudante no projeto (65%). As maiores dificuldades foram com a exposição ao público (28%) e a transmissão de conhecimentos para as crianças (28%). A superação das dificuldades foi alcançada pelo esforço individual do estudante (95%). Todos os entrevistados perceberam a relação ensino, pesquisa e extensão. As maiores contribuições da extensão no desenvolvimento acadêmico foram: 30% para a realização de atividades que não são encontradas na grade curricular do curso, 23% para o desenvolvimento de projeto de extensão e 20% para a prática de ensino. A maior contribuição pessoal obtida pelos alunos foi vencer a timidez e conseguir falar em público. Os acadêmicos deram ênfase a extensão na universidade e sua importância para a sociedade.

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Biografia do Autor

Daniela Biondi, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba/PR

Dra. em Engenharia Florestal da UFPR, Rua Lothário Meissner, 900, Campus III, Jardim Botânico, Curitiba-PR, CEP:80210-170

Gabriela Cardozo Alves, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, Paraná.

Acadêmica do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2013-02-25

Como Citar

Biondi, D., & Alves, G. C. (2013). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – UFPR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3357