A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisa

Denise Lemke Carletto, Ananda Nocchi Rockett, Antonio Fernando Silveira Guerra

Resumo


Neste artigo, apresentam-se fundamentos e princípios da hermenêutica e suas contribuições para a pesquisa e para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental. A partir de leitura exploratória, revisão de literatura, e no aporte teórico de autores(as) como Gadamer (1999), Passos e Sato (2002), Carvalho, Grün e Avanzi (2009) e Pereira (2016), apresenta-se a hermenêutica, e sua relevância para a pesquisa em Educação Ambiental. Para isso, a hermenêutica é trazida como possibilidade de percepção ambiental, enunciando a importância da ampliação dos horizontes compreensivos para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental, e reafirmando-a como fio condutor para a interpretação e a compreensão dos movimentos da pesquisa e do pesquisador em Educação Ambiental. Conclui-se que a hermenêutica apresenta-se como uma vertente epistemológica frutífera para as pesquisas e para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental.

In this article, we present fundamentals and principles of hermeneutics and its contributions for the research and for the researcher on Environmental Education. By the exploratory reading, literature review, and the theoretical contribution of authors such as Gadamer (1999), Passos and Sato (2002), Carvalho, Grün and Avanzi (2009) and Pereira (2016), we present hermeneutics and its relevance to the research in Environmental Education. For this, hermeneutics is brought as a possibility of environmental perception, enunciating the importance of the broadening on understanding horizons for the researcher in Environmental Education, and reaffirming hermeneutics as the guiding thread for the interpretation and understanding of the movements of the research and the researcher in Environmental Education. We concluded that hermeneutics presents itself as a fruitful epistemological aspect for the researches and for the research in Environmental Education.

En este artículo se presentan fundamentos y principios de hermenéutica e sus contribuciones para la investigación e para el(la) investigador(a) de Educación Ambiental. A partir de la lectura exploratoria, revisión de literatura, e con el aporte teórico de autores(as) como Gadamer (1999), Passos e Sato (2002), Carvalho, Grün e Avanzi (2009) e Pereira (2016), se presenta la hermenéutica y su relevancia para la investigación en Educación Ambiental. Para eso, la hermenéutica es colocada como posibilidad de percepción ambiental, enunciando la importancia de ampliar los horizontes comprensivos para el investigador de Educación Ambiental y reafirmando la hermenéutica como hilo conductor para la interpretación y la comprensión de los movimientos de la investigación y del investigador de Educación Ambiental. Se concluye que la hermenéutica se presenta como una vertiente epistemológica fructífera para las investigaciones y para el(la) investigador(a) de Educación Ambiental.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Hermenêutica. Pesquisa qualitativa.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7522

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