INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2806Palavras-chave:
Percepção. Ecossistema Aquático. Ecologia Perceptual. Educação Ambiental.Resumo
O atual cenário de degradação ambiental sugere a ausência ou reduzida percepção pela sociedade sobre os bens e serviços providos pelos ecossistemas para o contexto ecológico e socioeconômico. A Educação Ambiental através da Ecologia Perceptual é utilizada no presente estudo como ferramenta para induzir a percepção em alunos do ensino fundamental sobre os bens e serviços do Rio Macaé, um ecossistema vital para o contexto ecológico regional e para as operações de exploração de petróleo na Bacia de Campos. Através de aulas de campo as margens do Rio Macaé, eu utilizei elementos da paisagem para introduzir conceitos ambientais visando estimular a formação de um mapa sensorial sobre os bens e serviços deste ecossistema e a percepção sobre a necessidade da preservação ambiental. Os resultados indicaram a formação de um mapa sensorial nos alunos, aumentando tanto quantitativamente quanto qualitativamente a percepção sobre as funções deste ecossistema. A maior parte dos alunos possui um mapa sensorial considerando pelo menos um bem ou serviço provido por este ecossistema, embora em alguns casos este mapa não foi inteiramente voltado à percepção ambiental e em outros se mostrou limitado, sugerindo que atividades contínuas devem serimplementadas visando à construção de mapas sensoriais mais completos sobre as funções deste ecossistema.Downloads
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Publicado
2012-09-23
Como Citar
Molisani, M. M. (2012). INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2806
Edição
Seção
Artigos