PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NO SERTÃO PARAIBANO

Autores

  • Maria Isabel Alves de Freitas Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba.
  • Francisco José Pegado Abílio Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3164

Palavras-chave:

Recursos Hídricos, Gestão Participativa, Percepção Ambiental.

Resumo

A gestão participativa é um dos aspectos inovadores da Política Nacional dos Recursos Hídricos. O presente artigo objetivou principalmente investigar a percepção ambiental dos atores sociais em três comunidades inseridas na sub-bacia do Alto Piranhas, sertão paraibano, no que se refere ao gerenciamento hídrico. Pesquisou-se as concepções dos agentes sociais no tocante à gestão participativa, como os mesmos estão organizados para implantação da Política Estadual dos Recursos Hídricos e as ações que os órgãos gestores estão desenvolvendo junto a essas comunidades. Buscou-se também refletir sobre a importância do estudo da percepção ambiental, aliada às ações de educação ambiental dentro do processo de implementação dessa gestão participativa. Utilizou-se dos pressupostos teóricos-metodológicos da pesquisa qualitativa, bem como elementos da pesquisa fenomenológica. As técnicas de coletas de dados compreenderam: entrevistas semi-estruturadas e observação participante. Os atores sociais mostraram um total desconhecimento em relação ao termo gestão participativa dos recursos hídricos. A existência de Associações de Usuários de Água foi identificada em apenas uma, das três comunidades estudadas. Junto às mesmas, não há o desenvolvimento de ações de educação ambiental voltadas para gestão hídrica. Compreende-se que, a partir do entendimento que a mudança de pensamento e comportamento só ocorrerá através de um processo contínuo de educação é que poderemos pensar em uma gestão participativa dos recursos hídricos paraibanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Alves de Freitas, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba.

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente/PRODEMA/UFPB.

Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba.

Doutor em Ciências, Universidade de São Carlos – UFSCAR, Departamento de Metodologia/Centro de Educação/Universidade Federal da Paraíba – DME/CE/UFPB.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Freitas, M. I. A. de, & Abílio, F. J. P. (2012). PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NO SERTÃO PARAIBANO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3164