O engajamento de juventudes na gestão das águas: desafios e perspectivas na bacia hidrográfica do rio Capibaribe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11221

Palavras-chave:

Jovens, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão participativa

Resumo

A evoluções do arcabouço legal, que prevê a gestão participativa das águas, abriram espaço para a incorporação dos jovens nos debates concernentes à gestão hídrica. Esse estudo objetivou traçar um panorama da participação da juventude na gestão das águas da Bacia hidrográfica do Rio Capibaribe- PE, adotando-se como universo de estudo a estruturação do primeiro Encontro de Juventudes do Capibaribe - ENJUCA, realizado em novembro de 2018. O método principal foi a observação participante, a partir de análises qualitativas e quantitativas. O fortalecimento da participação juvenil é um desafio, e por estar alinhado com premissas do desenvolvimento sustentável, deve ser encarado com a criação de espaços reais de democratização e reflexão em torno do papel do jovem como futuro gestor dos recursos naturais.

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Biografia do Autor

Symone Maria Pancracio Falcão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheira Agrícola e Ambiental e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Micaella Raíssa Falcão de Moura, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Professora do curso de Engenharia Civil no Centro Universitário Estácio do Recife.

Romildo Morant de Holanda, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia Rural e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Falcão, S. M. P., Moura, M. R. F. de, & Holanda, R. M. de. (2020). O engajamento de juventudes na gestão das águas: desafios e perspectivas na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 50–68. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11221

Edição

Seção

Artigos