Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS <BR> Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS

Autores

  • Márcia Eliane Silva Carvalho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3734

Palavras-chave:

Geografia. Educação Ambiental. Formação Docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever as reflexões e ações desenvolvidas pelo subprojeto Geografia e Recursos Hídricos do PRODOCÊNCIA/UFS, analisando a importância do mesmo na formação docente e no ensino de Geografia voltado para a Educação Ambiental. Os encaminhamentos metodológicos para efetivar a proposta envolveram alunos de graduação nas seguintes atividades: levantamento de fontes de pesquisa; leitura e debate de artigos científicos; seleção de escolas da educação básica para efetivar o projeto; estruturação e aplicação de oficinas de ensino sobre a temática em questão. Os resultados preliminares apontaram para o não aprofundamento da temática hídrica de forma efetiva nas escolas envolvidas no projeto. A realização de oficina de ensino abordando aspectos do uso das águas buscou aproximar o aluno da educação básica à sua realidade e a sensibilização para o desenvolvimento de posturas voltadas para a prática da educação ambiental cotidiana.

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Biografia do Autor

Márcia Eliane Silva Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Possui doutorado (2010) e mestrado (2005) em Geografia pelo NPGEO/UFS e especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente/UFS (2000). A graduação foi concluida no curso de Biologia/UFS (1999). Tem experiência em Geografia Física, atuando principalmente nas seguintes áreas: estudos ambientais, planejamento e gestão de bacias hidrográficas, usos sociais dos recursos hídricos, degradação ambiental e educação ambiental. Pesquisadora do GEOPLAN - Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial/CNPq/UFS e do GEPEASE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe. Orienta o Grupo de Estudos: Geografia, Recursos Hídricos e Problemas Socioambientais.

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Publicado

2014-01-13

Como Citar

Carvalho, M. E. S. (2014). Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS <BR> Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(2), 224–239. https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3734

Edição

Seção

Artigos