Geografia e educação ambiental: contribuições à docência vivenciadas no PRODOCÊNCIA/UFS
Geography and environmental education: contributions to teaching experienced in PRODOCÊNCIA / UFS

Márcia Eliane Silva Carvalho

Resumo


Este artigo tem como objetivo descrever as reflexões e ações desenvolvidas pelo subprojeto Geografia e Recursos Hídricos do PRODOCÊNCIA/UFS, analisando a importância do mesmo na formação docente e no ensino de Geografia voltado para a Educação Ambiental. Os encaminhamentos metodológicos para efetivar a proposta envolveram alunos de graduação nas seguintes atividades: levantamento de fontes de pesquisa; leitura e debate de artigos científicos; seleção de escolas da educação básica para efetivar o projeto; estruturação e aplicação de oficinas de ensino sobre a temática em questão. Os resultados preliminares apontaram para o não aprofundamento da temática hídrica de forma efetiva nas escolas envolvidas no projeto. A realização de oficina de ensino abordando aspectos do uso das águas buscou aproximar o aluno da educação básica à sua realidade e a sensibilização para o desenvolvimento de posturas voltadas para a prática da educação ambiental cotidiana.

Palavras-chave


Geografia. Educação Ambiental. Formação Docente

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3734

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