EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ICMS ECOLÓGICO: POR UMA GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA NA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

  • Alexandre Macedo Pereira Universidade Federal do Pará, UFPA.
  • Ynis Cristine de S. M. L. Ferreira Universidade Federal do Pará, UFPA.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3185

Palavras-chave:

ICMS Ecológico, Educação Ambiental, Sustentabilidade.

Resumo

Este trabalho é resultado de duas dissertações de mestrados do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/UFPA). Tem com objetivo precípuo discutir a importância do ICMS ecológico e da educação ambiental no processo de construção da gestão ambiental, para a Amazônia paraense, focada nos pressupostos da participação. É um trabalho relevante principalmente pelo fato do Estado do Pará estar discutindo na Assembleia Legislativa Projeto de Lei para a criação do ICMS ecológico e o Projeto de Lei que cria a Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA). É crucial que ambos os projetos sejam discutidos com a sociedade tendo em vista a não ser mais uma lei criada sem aplicabilidade na vida da sociedade. Trata-se de dois elementos importantes na construção de alternativas para a gestão ambiental participativa centrada numa perspectiva de complexidade que rege as relações natureza/homem. É um trabalho novo no sentido que articula ICMS ecológico e Educação Ambiental, não como instrumentos de ações educativas desarticuladas e pontuais (pragmáticas e utilitaristas), mas como elementos essenciais à construção de um modelo de gestão participativa com ênfase na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Macedo Pereira, Universidade Federal do Pará, UFPA.

Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia- PPEGDAM/Universidade Federal do Pará- UFPA, Especialista em Psicopedagogia- Faculdade Internacional de Curitiba- FACINTER, Pedagogo- Universidade do Estado da Bahia- UNEB.

Ynis Cristine de S. M. L. Ferreira, Universidade Federal do Pará, UFPA.

Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - PPEGDAM/Universidade Federal do Pará- UFPA, Especialista em Informação Ambiental – Núcleo de Meio Ambiente – NUMA/UFPA, Contadora, Professora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana da Amazônia – FAMAZ.

Downloads

Publicado

2012-12-09

Como Citar

Pereira, A. M., & Ferreira, Y. C. de S. M. L. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ICMS ECOLÓGICO: POR UMA GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA NA AMAZÔNIA PARAENSE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3185