A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECOMUNITARISTA E A AGROECOLOGIA INTERVINDO NA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • Ana Queli Tormes Machado Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2839

Palavras-chave:

Educação Ambiental Ecomunitarista, Agroecologia, Agricultura Familiar.

Resumo

A interferência da agroecologia e do movimento ecomunitarista no cultivo de alimentos da agricultura familiar contribui para despertar a afetividade entre os sujeitos. Isso possibilita saúde mental ao agricultor e, posteriormente, saúde física a todo o agroecossistema. Além do mais, o modo de produção ecológico faz com que o produtor rural perceba como o seu trabalho possui uma riqueza social incalculável. Neste sentido, o objetivo principal deste artigo é relacionar os princípios éticos da educação ambiental ecomunitarista aos princípios científicos da agroecologia. A interação entre esses dois conceitos poderá colaborar para que o agricultor proporcione sustentabilidade alimentar a sua família e ao seu entorno social, ajudando a amenizar os problemas agroalimentares de seu país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Queli Tormes Machado, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de lingua portuguesa, gênero textual, pluralidade sociocultural, charge e parâmetros curriculares nacionais.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2012-09-23

Como Citar

Machado, A. Q. T. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECOMUNITARISTA E A AGROECOLOGIA INTERVINDO NA AGRICULTURA FAMILIAR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2839