O olho seco e o uso de videoterminais

uma discussão das práticas educativas preventivas a partir da perspectiva da educação ambiental emancipatória/transformadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12209

Palavras-chave:

Olho Seco, Videoterminais, Educação Ambiental.

Resumo

Neste artigo, discutimos ações educativas como práticas sociais atreladas ao processo preventivo do Olho Seco (OS) decorrente do uso de videoterminais (VTDs). Este estudo ocorre por meio de revisão sistemática da literatura que envolve a área da saúde (Oftalmologia) e a área da educação (Educação Ambiental - EA). Este trabalho busca responder à seguinte questão: Que função social exerce a EA em articulação com a área de saúde oftalmológica na prevenção do OS nos usuários de VDTs? Discutimos ainda, neste artigo, as ações educativas na prevenção do OS por uso de VDTs adotadas pela área de saúde, bem como o papel da EA nesse processo. É relevante destacar que a perspectiva de EA adotada neste estudo está fundamentada no materialismo-histórico dialético, em contraposição à compreensão conservadora (reducionista) de educação, que aparta práticas educativas preventivas do contexto sócio-histórico.

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Biografia do Autor

Cinara Menegotto Cavalheiro Karam, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutorado em Educação Ambiental (PPGEA-FURG), Doutorado em Educação Ambiental (PPGEA-FURG) e Mestrado em Educação Ambiental (PPGEA). .

Alexandre Macedo Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutor em Linguística, Doutor na área de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG).

Luis Fernando Minasi, Universdidade Federal de Rio Grande-FURG

Licenciado em Matemática (UFRGS) e Pedagogia, Mestrado em Filosofia e História da Educação (UNICAMP) e Doutorado em Educação (UFRGS).

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Karam, C. M. C., Pereira, A. M., & Minasi, L. F. (2021). O olho seco e o uso de videoterminais: uma discussão das práticas educativas preventivas a partir da perspectiva da educação ambiental emancipatória/transformadora. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 72–94. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12209