Educação Ambiental e Epistemologia Crítica

Autores

  • Carlos Frederico B. Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5536

Palavras-chave:

Epistemologia crítica – materialismo histórico, dialético, educação ambiental

Resumo

Neste artigo, expomos aspectos constitutivos de uma epistemologia crítica, em suas interfaces com a educação ambiental. Os argumentos desenvolvidos foram apresentados no GT1 Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Educação Ambiental, durante o XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) e II Colóquio Internacional da Rede de Pesquisa em Educação Ambiental e VI Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul, realizado em agosto de 2015, Guarapuava/Paraná. Para fins de delimitação, iniciamos com seus pressupostos, naquilo que a diferencia de outras epistemologias e a partir de categorias marxianas. Em seguida, tratamos de sua especificidade no que se refere à questão ambiental, evidenciando a sua pertinência para a compreensão desta e para a produção do conhecimento em uma perspectiva crítico-transformadora de educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Frederico B. Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Professor dos programas de Pós-graduação em Educação e em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS).

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Loureiro, C. F. B. (2015). Educação Ambiental e Epistemologia Crítica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 159–176. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5536

Edição

Seção

Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)