O materialismo histórico dialético na pesquisa em educação ambiental
The dialectical and historical materialism in the environmental education research

Antonio Lisboa Leitão de Sousa, Magnus José Barros Gonzaga

Resumo


Este artigo é um recorte temático de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida em nível de Doutorado, que buscou identificar e analisar, sob o prisma do Materialismo Histórico Dialético, a política de Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em face da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Objetiva-se, neste artigo, em primeiro plano, abordar o Materialismo Histórico Dialético na pesquisa em Educação Ambiental. Num segundo momento, busca discorrer sobre o método, apresentando-o como fundamento teórico-metodológico que pode, substancialmente, guiar as ações da pesquisa, bem como lhe conferir práxis e validade científica. Por fim, evidenciam-se aspectos relevantes que justificam o Materialismo Histórico Dialético na pesquisa em Educação e, em particular, na Educação Ambiental.

Palavras-chave


Materialismo Histórico Dialético; Educação Ambiental; Pesquisa.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4312

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