O Papel da Educação na Superação da Crise Socioambiental: uma Reflexão a Partir de Antônio Gramsci

Autores

  • Luciane Albernaz de Araujo Freitas Instituto Federal Sul Rio-grandense
  • André Luís Castro de Freitas Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4722

Palavras-chave:

Crise socioambiental, Educação, Capitalismo.

Resumo

É possível compreender que a problemática ambiental possui limites amplos e complexos e deve ser entendida como uma crise socioambiental que perpassa a totalidade das dimensões da sociedade, estando diretamente relacionada com a lógica do modelo civilizatório vigente. A partir desse entendimento, tendo como objetivo caminhar na direção de alternativas que possibilitem a continuidade da vida na terra com padrões socioambientais dignos para a humanidade, sem polarizações entre pobres e ricos, é que se busca, tendo como referencial o materialismo histórico e dialético, sobretudo no pensamento de Antônio Gramsci, evidenciar a importância da educação para a superação do bloco histórico capitalista.

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Biografia do Autor

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Instituto Federal Sul Rio-grandense

Professora do Instituto federal Sul Riograndense.Graduada em Pedagogia e Mestre em Desenvolvimento Social pela UCPel. Atualmente em fase de doutoramento junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental.

André Luís Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Computação, doutoramento em Educação pela Universidade Federal de Pelotas-RS

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Publicado

2015-08-04

Como Citar

Freitas, L. A. de A., & Freitas, A. L. C. de. (2015). O Papel da Educação na Superação da Crise Socioambiental: uma Reflexão a Partir de Antônio Gramsci. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 39–57. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4722

Edição

Seção

Artigos