APORIAS DA SUBJETIVIDADE NA ACEPÇÃO DE ADORNO E SUAS DECORRÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3373Palavras-chave:
Aporias, Subjetividade, Educação Ambiental.Resumo
Vários autores tomam a subjetividade como referência nas discussões hodiernas. De certo modo, ela consiste num ponto de clivagem para entendimento da modernidade e seus legados em nossas práticas. A acepção de sujeito que se sustenta nesse contexto é a de portador de sentido ao mundo com possibilidades de intervir nos endereçamentos da humanidade. A prospecção da subjetividade atinge as diferentes dimensões do pensar e do agir humano. Dentre os diversos campos, onde a subjetividade se afirma, fica explícita a sua atuação, na possibilidade de domínio da natureza. Este artigo apresenta, num primeiro momento, algumas limitações da subjetividade, tendo por referência o texto Sobre Sujeito e Objeto, de um dos expoentes da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno; num segundo, estabelece algumas relações com a Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se desenvolverá através de uma abordagem histórico, reconstrutiva, analítica e crítica.Downloads
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Publicado
2013-03-10
Como Citar
Pereira, V. A., Machado, C. R., Silva, L. M. da, & Almeida, P. C. (2013). APORIAS DA SUBJETIVIDADE NA ACEPÇÃO DE ADORNO E SUAS DECORRÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3373
Edição
Seção
Artigos